Gaudium news > No ano do Centenário das aparições, POM promove “Jornadas Missionárias 2017” no Santuário de Fátima

No ano do Centenário das aparições, POM promove “Jornadas Missionárias 2017” no Santuário de Fátima

Fátima – Portugal (Terça-feira, 08-08-2017, Gaudium Press) As comemorações do primeiro Centenário das Aparições de Fátima continuam. Dentro deste contexto, o Santuário de Fátima tem sido palco para Encontros, Congressos, cursos, na maioria das vezes, ligados ao apostolado de Fátima.

No ano do Centenário das aparições, POM promove Jornadas Missionárias 2017 no Santuário de Fátima.jpg

Chegou agora a vez das Obras Missionárias Pontifícias realizar ali suas jornadas nesse ano de 2017. Já foram iniciadas as preparações deste ano que estão programadas para os dias 16 e 17 de setembro tendo como tema ‘Missão do coração ao coração’. O programa já foi divulgado e as jornadas serão realizadas no Centro Pastoral Paulo VI, do Santuário de Fátima.

O responsável pela abertura das “Jornadas Missionárias 2017” será o presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda.

Programação

No dia 16 de setembro a primeira conferência será da professora Isabel Varanda que vai falar sobre ‘Aceitação da Missão. Acreditar no impossível’. Ela se baseará na frase de São Lucas “Sim… Faça-se…”.

Em seguida, Dom Antônio Couto, bispo da Diocese de Lamego, discorrerá sobre a temática da ‘participação do missionário no mistério de Cristo’.

Ainda no dia 16, as “Jornadas Missionárias 2017” terá a reflexão ‘Da experiência de Deus às experiências do missionário’ desenvolvida pelo superior geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso. Ele é um experiente sacerdote que foi missionário no Japão durante quase 20 anos.

Sobre o tema ‘Missão como promessa e realidade’, a psicóloga clínica Margarida Cordo ainda fará sua exposição na tarde do dia 16.

Como era de se esperar, o dia terá momentos celebrativos: a Eucaristia e a participação na Oração do Terço à noite, na Capelinha edificada no local em que Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos há cem anos.

Segundo dia

A organização dessas “Jornadas Missionárias 2017” é da responsabilidade da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, das Obras Missionárias Pontifícias e da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

No segundo dia, 17 de setembro, será dada continuidade ao desenvolvimento da temática proposta.

Nesse dia, destacam-se quatro momentos que se iniciam com uma reflexão do diretor do Serviço Jesuíta a Refugiados, André Costa Jorge, sobre ‘Missão como denúncia e acolhimento. Tráfego humano e refugiados’.

Em seguida haverá Celebração Eucarística no Recinto de Oração do Santuário de Fátima. Frei João Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia em Lisboa, discorre, então, sobre o ‘Cântico missionário para hoje’.

Está programado pelas Obras Missionárias Pontifícias que a apresentação das conclusões e envio das Jornadas Missionárias 2017 será por volta das 16 horas. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas