Gaudium news > Terceira edição da Romaria da Família acontece em Santa Cruz dos Milagres (PI)

Terceira edição da Romaria da Família acontece em Santa Cruz dos Milagres (PI)

Teresina – Piauí (Segunda-feira, 14-08-2017, Gaudium Press) A terceira edição da Romaria da Família foi promovida pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Teresina, inspirada no tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”.

Na ocasião, agentes da pastoral de todas as dez foranias arquidiocesanas participaram de uma Vigília no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, que iniciou na noite de sábado, 12 de agosto, e seguiu até a manhã do domingo, 13, quando houve uma Santa Missa.

Mais tarde, o Padre Gonçalo Teixeira, coordenador arquidiocesano de pastoral, trouxe e conduziu o Santíssimo Sacramento até o altar do templo.

A programação seguiu com momentos de reflexão e adoração conduzidos por Roberto Reis, coordenador do grupo de oração do Santuário São Francisco de Assis, da Família Cenáculo. “Deixa o Senhor falar intimamente em teu coração. O chamado de Deus capacita, forma e providencia para que a missão aconteça”, orientou o pregador.

À meia noite, o seminarista Francisco Ramires falou aos romeiros sobre a Lectio Divina, o hino à caridade.

Por meio de oração, cantos e reflexão, o momento encerrou com um lucernário, no qual dez famílias depositaram na escadaria do altar do Santuário lâmpadas de óleo. Em seguida, cada uma proferiu um versículo da Lectio Divina.

Por sua vez, o assessor nacional da Pastoral Familiar, Padre Jorge Alves Filho, orientou as famílias sobre a temática do encontro.

Segundo o sacerdote, para as famílias serem cada vez mais unidas, é necessário estarem, em primeiro lugar, unidas a Cristo. “Cristo quer estar unido a nós e quer a nossa salvação. Para isso, a oração precisa fazer parte da rotina diária da família. Família que reza unida, permanece unida”, declarou.

Padre Jorge também acrescentou que “não adianta ir à missa se a sua casa não for também um lugar de oração. É preciso fazer da nossa casa uma igreja doméstica”.

Já um dos momentos mais marcantes daquela noite ficou por conta da pregação do casal Francisco Pinheiro e Adriana Silva, que integram a comissão arquidiocesana da Pastoral Familiar.

Na sequência, a Imagem da Padroeira do Brasil foi levada ao altar, cobrindo e abençoando todas as famílias presentes no santuário, com um manto azul de 20 metros de cada lado.

Durante toda a Romaria, haviam presbíteros disponíveis para confissão, assim como casais para realizar aconselhamento familiar.

Testemunhos e orações foram realizados até às 5h, quando iniciou a Missa de Envio dos romeiros e das famílias. A cerimônia foi presidida pelo Padre Francisco dos Santos, da Arquidiocese de Santo Amaro, em São Paulo, e concelebrada por sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Teresina. 

Vale ressaltar que a Romaria da família abriu a programação pelas festividades alusivas à Semana Nacional da Família, que prossegue até 19 de agosto próximo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas