Gaudium news > Cerimônia em Barcelona: Somos um bonito mosaico, a união nos fortalece a divisão corrói e destrói…

Cerimônia em Barcelona: Somos um bonito mosaico, a união nos fortalece a divisão corrói e destrói…

Barcelona – Espanha (Segunda-feira, 21-08-2017, Gaudium Press) As homenagens religiosas às vítimas dos atentados desta semana, em Barcelona, foram prestadas às 10h de domingo com uma missa presidida pelo Cardeal-arcebispo Juan José Omella, na igreja da Sagrada Família.

Cerimônia em Barcelona Somos um bonito mosaico, a união nos fortalece a divisão corrói e destrói....jpg

Cerca de 1.800 pessoas rezaram pelas 14 vítimas fatais dos ataques terroristas na Rambla de Barcelona e na localidade costeira de Cambrils, 120 km mais ao sul.

O rei Felipe e a rainha Letícia, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, o presidente da região Catalunha, Carles Puigdemont; as prefeitas de Barcelona, Ada Colau, e de Cambrils, Camí Mendoza, participaram da cerimônia.

Autoridade e segurança

Com autoridades presentes, a segurança foi reforçada, inclusive com a presença, no interior do templo, de agentes de segurança e operadores da Cruz Vermelha, além, de atiradores de elite, no alto de edifícios.

A homilia do Cardeal Omella convocava a sociedade a ser ‘artesã da paz’ e a unir-se com o objetivo comum de ‘fraternidade, respeito e amor solidário’: “Somos um bonito mosaico. A união nos fortalece e a divisão corrói e destrói’.

“Nosso silêncio e nossa oração, nossa presença neste lugar sagrado são sinais de repulsa ao atentado”, afirmou o Cardeal.

Antes de falar o Cardeal, o bispo auxiliar de Barcelona, Sebastià Taltavull, tomou a palavra e pediu que a dor vivida na Catalunha esta semana deixe lugar para um “um novo estilo de convivência que respeite os direitos humanos e vele pela dignidade”.
Foram lidas, ao final da cerimônia, duas mensagens enviadas para o Cardeal pelo Papa Francisco, além ser informado que Francisco deixou gravado um telefonema realizado na tarde de sábado onde o Pontífice, na tarde de sábado, deixou gravada na secretária telefônica a sua expressão de solidariedade e proximidade ‘neste momento doloroso’. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas