Gaudium news > Congresso na PUC-RS discute papel de Nossa Senhora na fé cristã

Congresso na PUC-RS discute papel de Nossa Senhora na fé cristã

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 22-08-2017, Gaudium Press) O Congresso de Mariologia – Piedade Popular, Cultura e Teologia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da Escola de Humanidades da PUC-RS teve início nesta segunda-feira, 21 de agosto.

O evento que ocorre até quarta-feira, 23 de agosto, acolhe mais de 250 inscritos, entre estudantes, seminaristas, padres, bispos e religiosos, no teatro do prédio de número 40 da universidade. O intuito é refletir sobre o caráter teológico de Maria Santíssima na fé cristã e na religiosidade popular.

Ao longo dos três dias de programação, professores doutores comentarão sobre diversos aspectos que envolvem a pessoa de Nossa Senhora, conforme lembrou Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e coordenador do evento e da Pós-graduação em Teologia.

Durante a abertura do congresso, Dom Leomar recordou os temas que serão abordados e a proposta do encontro.

Por sua vez, o reitor da PUC-RS, Irmão Evilázio Teixeira, destacou a importância da Mãe do Filho de Deus na vida da Igreja. “Com ela todo cristão é convidado a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a profundidade de Seu amor”.

Já o Arcebispo de Porto Alegre e chanceler da universidade, Dom Jaime Spengler, lembrou das celebrações em torno de Nossa Senhora em 2017, que são os 300 anos de Aparecida e os 100 anos de Fátima.

Quando mencionou as inúmeras denominações concedidas a Maria Santíssima, Dom Jaime explicou aos presentes que no rosto dela se encontram traços de todo rosto humano, sobretudo dos mais sofridos.

Ainda segundo o arcebispo, a reflexão sobre Nossa Senhora pode dar indicações para a transformação da realidade social e eclesial brasileira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas