Gaudium news > Setembro: Abadia cisterciense de Casamari celebra 800 anos

Setembro: Abadia cisterciense de Casamari celebra 800 anos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-08-2017, Gaudium Press) O VIII centenário de consagração da Basílica da Abadia cisterciense de Casamari, na Itália, será comemorada em 15 de setembro próximo. O Papa Francisco nomeou o Cardeal Pietro Parolin como seu enviado para representa-lo nas cerimônias das celebrações.

Setembro Abadia cisterciense de Casamari celebra 800 anos.jpg

Casamari

A fundação da Abadia de Casamari remonta ao alvorecer do segundo milênio, quando alguns religiosos de Veroli, com a intenção de formar uma comunidade monástica beneditina, começaram a construir um mosteiro sobre as ruínas de Cereate, a casa que pertenceu e onde morou o nobre romano Caio Mario, nome que deu origem à denominação da Abadia: Casamari, Casa de Mario.

Beneditinos, Cisterciense, Trapistas

Por volta da metade do século XII, os monges beneditinos foram substituídos pelos cistercienses os quais, em breve tempo, construíram o atual mosteiro, uma verdadeira pérola da arquitetura cisterciense.

Após um período de esplendor, a partir da metade do século XIV Casamari entrou em um lento processo de declínio, até que, em 1717, ali chegou uma comunidade de monges cistercienses reformados, chamados Trapistas, provenientes de Buonsollazzo, Toscana, que deram um novo impulso à vida espiritual, cultural e material do mosteiro.

Napoleão, incêndios e furtos

Na época napoleônica e durante o século XIX, Casamari sofreu invasões, saques, incêndios e derramamento de sangue.
Despojada de seus bens com as leis de expropriação de 1873, a abadia, no ano seguinte, foi declarada monumento nacional.

Em 1929 Casamari, junto com os mosteiros por ela fundados, foi elevada a Congregação monástica autônoma, agregada à Ordem Cisterciense. Atualmente vivem na Abadia de Casamari 16 monges. (JSG)

(Com Informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas