Gaudium news > Fernando de Noronha terá paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Fernando de Noronha terá paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Fernando de Noronha – Pernambuco (Sexta-feira, 25-08-2017, Gaudium Press) Durante o encerramento das homenagens à Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Fernando de Noronha, em 29 de agosto próximo, haverá às 20h a Missa Solene para a elevação da capela dos Remédios à dignidade de paróquia. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá a cerimônia.

Fernando de Noronha terá paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.jpg

Até o momento, a capela esteve vinculada à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (Igreja da Madre de Deus), no Recife.

Em meio ao ritual da missa em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios, será realizada a leitura do Decreto de Ereção Canônica, oficializando assim a criação da paróquia e também a posse do Padre Flávio José como pároco.

Desta forma, o principal templo católico da ilha se tornará a 128ª paróquia ligada à circunscrição da Arquidiocese de Olinda e Recife.

“Elevar a capela dos Remédios à condição de paróquia foi uma razão canônica, para conferir maior liberdade ao padre. A capela e comunidade atendem aos requisitos para se tornar independente, com mais autonomia pastoral, além de ser um estímulo para a comunidade”, afirmou Dom Saburido.

Ainda conforme o prelado, a data escolhida deve-se ao fato de que “nós estamos vivendo o Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul”.

Fernando de Noronha terá paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (2).jpgJá o futuro pároco, Padre Flávio José, que está há quatro anos em Fernando de Noronha, é atualmente o responsável por celebrar as missas no arquipélago. Agora, diante deste novo desafio, declarou sentir-se preparado para prosseguir com a missão na comunidade.

“A criação da paróquia é o resultado do trabalho pastoral realizado na ilha. Como fruto, a igreja se destaca sendo transformada em paróquia, para o melhor atendimento espiritual dos seus fiéis”, disse o padre, que logo mais se tornará oficialmente o primeiro pároco da história da ilha.

A partir da elevação canônica, a nova paróquia terá autonomia para desenvolver projetos sociais que já estão nos planos do Padre Flávio, como oficinas de música para as crianças e atividades para os casais. Também haverá uma expansão quanto ao número de missas e sacramentos na igreja.

O templo católico de Fernando de Noronha teve sua construção iniciada em 1737 e concluída em 1772. No ano de 1789 foi ligado à Igreja da Madre de Deus.

Já a festa de Nossa Senhora dos Remédios foi institucionalizada em 1947, por decreto do Major Mário Fernandes Imbiriba, então governador do Território Federal Militar, que instituiu o dia 29 de agosto como o dia da Padroeira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas