Gaudium news > 115ª Romaria da Arquidiocese do Rio reúne milhares de devotos em Aparecida

115ª Romaria da Arquidiocese do Rio reúne milhares de devotos em Aparecida

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 28-08-2017, Gaudium Press) A tradicional romaria anual ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, realizada pelos fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ocorreu neste último sábado, 26 de agosto.

 115ª Romaria da Arquidiocese do Rio reúne milhares de devotos em Aparecida.jpg
Cardeal Tempesta participa das celebrações da romaria anual da Arquidiocese do Rio de Janeiro a
Aparecida | Foto: Gustavo de Oliveira

Neste ano, a romaria chegou em sua 115ª edição – é realizada desde 1902 – e desta vez, a temática refletida pelos devotos cariocas foi “Nossa Senhora Aparecida acolhe as famílias”, que está em sintonia com o Plano Pastoral de Conjunto que dedicou 2017 como Ano da Família na Arquidiocese, assim como o Ano Nacional Mariano.

A programação oficial do grupo teve início pela manhã, com o encontro dos fiéis na Tribuna do Papa Bento XVI para a recitação do Terço de Nossa Senhora. Na ocasião, houve a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, assim como dos bispos auxiliares e de todo o clero arquidiocesano.

Na celebração eucarística realizada no Altar Central da Basílica, tanto bispos quanto padres, religiosos, seminaristas, lideranças pastorais e fiéis da Arquidiocese do Rio celebraram ação de graças e, como gesto concreto deste ano, ofertaram a Deus pela intercessão da Virgem Maria todas as famílias, em especial, as da Cidade Maravilhosa, que estiveram representadas pelos seus fiéis presentes na Basílica de Aparecida.

“O tema deste ano nos faz olhar para a vida da Bem-Aventurada Virgem e ver que ela como Mãe, zela por nossas famílias. Foi assim que aconteceu na própria vida de Maria, pois, quando soube que sua prima estava grávida logo se colocou apressadamente a região montanhosa para ajudar Isabel em suas necessidades. Assim, Maria se coloca ao lado daquela família. Nas Bodas de Caná, Maria vê que acabou o vinho na festa de casamento. Que vexame passaria aquele casal, mas, Maria olha para a necessidade daquele lar e logo se coloca em prontidão para interceder ao seu Filho. Nas nossas casas e nas nossas famílias, quantas vezes pedimos que pela intercessão dela tudo seja alcançado para o bem daqueles que amam à Deus. Maria nos ama, Maria nos acolhe e olha por cada um de nós”, afirmou Dom Orani.

Ao comentar sua alegria por mais uma vez se fazer presente na casa da Mãe Aparecida durante a tradicional Romaria, o purpurado recordou o Dia Nacional da Pastoral do Menor, celebrado em 27 de agosto.

“A Palavra de Deus na leitura e no Evangelho de hoje nos mostra a importância e o grande significado da família que é temente e que caminha no Senhor. Demonstra-nos que temos que trabalhar ainda mais para que as famílias permaneçam unidas e tenham cada vez mais abertura à vida e ao núcleo familiar para que essa presença de família cristã transforme a sociedade. Diante de um mundo que muitas vezes o xenofobismo aparece e que os nacionalismos são colocados para fechar portas e fronteiras, nós somos chamados a viver o que nos diz o Evangelho: ‘Em Cristo somos todos irmãos’. Nesse sentido, a Palavra de Deus também nos prepara para a próxima Campanha da Fraternidade, cujo lema é esse, lembrando que a superação da violência, da fome e da miséria é quando tomamos consciência que nós somos irmãos uns dos outros. Quem é irmão do outro e vive no Senhor saberá fazer bem ao outro”, destacou.

O encerramento da celebração contou com a consagração à Padroeira do Brasil. Após, os devotos do Rio de Janeiro participaram da recitação do terço pelas ruas da cidade de Aparecida e da via sacra no Morro do Cruzeiro.

“Que nossa Mãe Aparecida olhe por cada um de nós, tome-nos pelo colo e ajude cada família a viver sempre no amor, na fé e na paz. Nossa Senhora Aparecida, interceda por todos nós. Amém”, concluiu Dom Orani. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas