Gaudium news > França sedia mostra sobre a história milenar dos cristãos no Oriente Médio

França sedia mostra sobre a história milenar dos cristãos no Oriente Médio

Paris – França (Segunda-feira, 28-08-2017, Gaudium Press) “Cristãos do Oriente – Dois mil anos de história” é o tema da exposição que acontece na capital francesa Paris e que tem a intenção de mostrar documentos e obras antigas que narram a milenar presença cristã no Oriente Médio e a sua contribuição para a vida cultural, política e intelectual do mundo árabe no decorrer dos séculos.

A mostra será aberta ao público de 26 de setembro de 2017 a 24 de janeiro de 2018 no Instituto do Mundo Árabe de Paris (IMA). Organizada em colaboração com a “Ouvre d’Orient” – Associação francesa comprometida na ajuda aos cristãos no Oriente Médio -, a exposição apresentará mapas, pinturas e documentos, assim como raras obras-primas, sendo que algumas delas ficarão expostas pela primeira vez na Europa.

Entre estas obras inéditas que serão expostas ao público estão os Evangelhos de Rabula, célebre manuscrito “iluminado” (decorado com ouro ou prata) siríaco do século IV, conservado na Biblioteca Laurenciana de Florença, além dos primeiros afrescos cristãos conhecidos no mundo e que são provenientes da antiga Igreja de Doura-Europos, à leste do sítio arqueológico de Palmira, na Síria, fronteira com Iraque, e que remonta ao século III.

Também haverá na mostra ícones e fotografias que retratarão o papel singular dos cristãos na região. Este tópico será ainda destacado por meio da apresentação de materiais sobre algumas etapas históricas fundamentais, como a adoção do cristianismo no Império Romano como religião de Estado, os Concílios fundadores, o desenvolvimento das missões católicas, a contribuição dos cristãos para o Nahda (o Renascimento árabe) e as mudanças ocorridas nos séculos XX e XXI.

A vitalidade das atuais comunidades cristãs no mundo árabe, que hoje tem sua sobrevivência ameaçada pela difusão do fundamentalismo islâmico, será outro dos pontos a serem abordados na exposição.

De acordo com Charles Personnaz, responsável pelas iniciativas culturais e o patrimônio dos cristãos do Oriente do “Ouvre d’Orient”, a finalidade da mostra é ressaltar a riqueza da cultura cristã da região, uma vez que a história dos cristãos não é somente feita de dramas e perseguições, mas também de períodos de prosperidade mesmo atualmente com os frequentes perigos que ameaçam a presença dessas comunidades de fé nas regiões do Oriente Médio. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas