Gaudium news > Santuário São Francisco celebra 370 anos após ter sua fachada renovada

Santuário São Francisco celebra 370 anos após ter sua fachada renovada

São Paulo (Quinta-feira, 31-08-2017, Gaudium Press) O Santuário dedicado a São Francisco em São Paulo renovou sua fachada para o seu aniversário de 370 anos, a ser comemorado em 17 de setembro próximo.

Santuário São Francisco celebra 370 anos após ter sua fachada renovada.jpeg

A reforma realizada no templo contou com a ajuda dos fiéis, que trouxeram novas cores a um dos prédios mais antigos da capital paulista.

O projeto de melhorias do espaço incluía a pintura da fachada, uma vez que o procedimento relacionado a esta etapa ocorreu há mais de dez anos, quando houve o último restauro da igreja.

O pároco e reitor do Convento e Santuário São Francisco, Frei Alvaci Mendes da Luz, acredita que a reforma vai muito além da questão estética. “Não é uma questão de beleza externa, mas de conservar um patrimônio histórico e continuar acreditando nessa obra franciscana, construída a muitas mãos e por mais de três séculos”, afirmou.

Com a intenção de atender às normas, uma nova rampa foi instalada na entrada, a fim de garantir que todos tenham fácil acesso, desde cadeirantes até idosos e demais pessoas com mobilidade reduzida.

As obras foram iniciadas em março, após uma campanha de arrecadação para arcar com os custos. “Por ser um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, todo o processo acaba sendo mais burocrático e caro. Felizmente, com a ajuda de doações, a reforma ficou pronta a tempo da festa de 370 anos do Santuário e será mais um motivo para comemorarmos junto à comunidade”, ressaltou Frei Alvaci.

Inaugurado oficialmente em 17 de setembro de 1647, o Convento e Santuário São Francisco se encontra no Largo São Francisco, na região central da capital.

Agora, como forma de celebrar esses anos de história, uma extensa programação está prevista para o mês de setembro.

Entre as atividades programadas estão a caminhada noturna com visita monitorada pelas dependências do Santuário, concerto da Orquestra Arte-Barroca, apresentação de um grupo de flauta e o lançamento de uma nova edição do livro que conta a história do Santuário São Francisco.

Os principais destaques da programação festiva ficam por conta das duas exposições gratuitas que estarão abertas ao público durante todo o mês.

A mostra “Cores da Fé”, que será aberta em 1º de setembro, às 12h, poderá ser visitada até 4 de outubro e é composta por pinturas feitas pelo artista plástico Eduardo Marques de Jesus, que retratam ambientes externos e internos do Santuário.

A partir do primeiro dia de setembro, o público também poderá visitar a mostra fotográfica intitulada “Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo”, de Douglas Mansur, em homenagem aos 95 anos do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, falecido em dezembro passado.

No total, são 95 fotografias, feitas entre 1980 e 2016, que mostram momentos importantes da vida do purpurado, visto como símbolo do respeito e valorização à vida e à dignidade humana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário São Francisco

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas