Gaudium news > Coletiva em Aparecida divulga programação da Festa da Padroeira do Brasil 2017

Coletiva em Aparecida divulga programação da Festa da Padroeira do Brasil 2017

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 04-09-2017, Gaudium Press) A programação da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida de 2017 foi apresentada na última quarta-feira, 30 de agosto, durante coletiva de imprensa no Santuário Nacional. As celebrações serão ainda mais especiais em virtude dos 300 anos do encontro da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul.

Coletiva em Aparecida divulga programação da Festa da Padroeira do Brasil 2017.jpg

Todas as atividades do novenário em honra a Aparecida foram esclarecidas à imprensa através das palavras do Arcebispo Dom Orlando Brandes, acompanhado pelo reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, e o administrador do templo mariano, Padre Daniel Antonio da Silva.

Em meio às celebrações dos 300 anos da Mãe Santíssima, Dom Orlando afirmou que a fé dos romeiros tem chamado sua atenção e destacou a importância da coletiva daquele dia como um momento para levar a todos as informações sobre o que acontece no Santuário nesse tempo de preparação ao Jubileu.

Por sua vez, o Padre João Batista mencionou o caráter jubilar da festividade deste ano, que teve início, na verdade, em 2016, quando houve a abertura do Ano Mariano na Igreja do Brasil em 12 de outubro passado.

O sacerdote informou que a festa começa nesta semana, com a visita da imagem às escolas de Aparecida e Potim até 29 de setembro. Atualmente, a Virgem Santíssima vem visitando as várias dependências do Santuário Nacional.

Já o ápice das celebrações inicia-se com a novena em 1º de outubro, com uma programação levemente alterada por conta dos 300 anos de Aparecida.

Entre os diferenciais para os festejos deste ano está a participação de categorias de personagens que fizeram parte desse tricentenário de história, como os pescadores.

Com o término da novena, a festa será estendida por mais três dias: de 10 a 12, quando o Santuário receberá a presença do Cardeal Giovanni Battista Re.

Representante do Papa para as celebrações do tricentenário, o Cardeal Re presidirá missas no Santuário entre 11 e 12 de outubro.

Para o dia 11, está programada uma “procissão da memória”, que levará a Imagem de Nossa Senhora até o Porto Itaguaçu e lá permanecerá até 12 de outubro, quando será transladada para o Santuário Nacional.

No dia 12, a Santa Missa oficial da festa da Padroeira do Brasil será às 10h. Nesta ocasião, o Santuário deverá receber diversas autoridades eclesiásticas e civis, bem como pessoas que possuem uma estreita relação com Nossa Senhora devido ao recebimento de graças.

“Estamos praticamente com os textos prontos e horários definidos. Aguardamos apenas um acerto com o Núncio Apostólico sobre a presença do legado papal. Nossa festa está preparada e estamos no embalo dela”, declarou o Padre João Batista. “Para nós é muito importante que a juventude esteja marcando essa presença dentro da novena”, acrescentou.

Outro destaque não apenas da Festa da Padroeira de 2017 mas também das comemorações dos 300 anos de Aparecida será a inauguração da cúpula central do Santuário. Conforme o Padre Daniel, a construção é vista como uma obra-chave das comemorações do tricentenário.

Inaugurado, o espaço será aberto oficialmente para visitação do público somente na segunda quinzena de outubro.

O acesso à cúpula foi preparado levando em conta a acessibilidade e traz informações sobre os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

O Padre Daniel relembrou ainda na coletiva que ao longo desse ano Jubilar, outras inaugurações foram marcantes, como a do monumento em homenagem a Aparecida no Vaticano, no Santuário Nacional e na sede da CNBB em Brasília.

Por fim, após a conclusão das comemorações dos 300 anos, os projetos prosseguirão em 2018. Neste sentido, Padre Daniel informou que uma das ações para o ano seguinte será o “Caminho do Rosário”, que consiste em um percurso de caminhada partindo do Hotel Rainha do Brasil até o Porto Itaguaçu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas