Gaudium news > A capela mais antiga da América

A capela mais antiga da América

Marquette – Estados Unidos (Segunda-feira, 04-09-2017, Gaudium Press) Uma particular capela localizada em Marquette, EUA, pode ser a mais antiga capela em uso na América, originalmente construída na França no século XV e transportada pedra por pedra para os Estados Unidos em 1927. Localizada dentro da Universidade de Marquette, é empregada para celebrar a Eucaristia três vezes por semana e possui o valor agregado de servir ao seu propósito original centenas de anos depois.

A capela mais antiga da América.jpg

A capela foi construída em Chasse, no Vale do Ródano, ao sudeste de Lyon, na França, por volta do ano 1420. O templo serviu a comunidade católica local por séculos, mas depois decaiu por falta de reparos. Foi redescoberto em 1920 pelo arquiteto e historiador Jacques Couelle, que realizou estudos sobre o edifício por considerá-lo “absolutamente único em seu gênero” e fotografou e enumerou cada uma das suas pedras, o que possibilitou o arriscado projeto de levá-lo a outro continente.

Além da sua estrutura que remonta ao século XV, Gertrude Hill Gavin, a devota filha de um magnata ferroviário que a trouxe da França, comprou um altar do século XIII e obteve o que seria uma relíquia de terceiro grau de Santa Joana d’Arc: uma rocha sobre a qual, de acordo com a tradição, a Santa se apoiou para venerar uma imagem da Santíssima Virgem após uma batalha. A aquisição foi feita a tempo, uma vez que a França proibiu pouco depois a venda deste tipo de edificações históricas.

Gavin também obteve permissão especial do Papa Pio XI para que a Eucaristia pudesse ser celebrada na capela e conservou a propriedade até 1962, quando vendeu o terreno. A capela foi doada para a Universidade de Marquette e teve que ser transladada pedra por pedra para seu lugar definitivo, onde foi reaberta para o Culto Divino em 1966. A capela se destaca por sua intimidade e sua beleza particular e tem sido sede de numerosas vigílias e eventos. As populares Eucaristias da Universidade muitas vezes desafiam a capacidade da estrutura e o templo continua sendo hoje o coração de uma comunidade católica ativa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas