Gaudium news > A Santidade não é uma receita complicada, afirma Bispo espanhol

A Santidade não é uma receita complicada, afirma Bispo espanhol

Lima – Peru (Segunda-feira, 04-09-2017, Gaudium Press) A santidade é possível para todos os cristãos. Esta é a afirmação que fez Dom Juan Antonio Martínez Camino, Bispo Auxiliar de Madri, em entrevista ao Departamento de Informação da Arquidiocese de Lima, no marco do Congresso Teológico Internacional que foi realizado na capital peruana durante a comemoração do 4º Centenário do Trânsito de Santa Rosa de Lima, que contou com a participação do prelado espanhol.

Para o Bispo Auxiliar de Madri, a santidade “não é uma receita complicada, nem um segredo, nem uma fórmula mágica”, uma vez que é “querer viver a vida não sozinha, não dialogando com nós mesmos, com o nosso próprio eu, nem com nossa própria consciência; mas sabendo que no fundo da consciência a voz de Deus nos remete de volta a Ele”.

Disse que “o desejo do coração do homem de encontrar uma felicidade sólida, não passageira, nem enganosa; e um amor fiel, que não se confunda com ‘Eu te dou para que você me dê’; este desejo do ser humano lhe remete a Deus”.

A Santidade não é uma receita complicada, afirma Bispo espanhol.jpg

E Santa Rosa de Lima era um modelo dessa busca, encontro e acolhida de Deus no coração: “Santa Rosa, como todos os santos, viveu conscientemente, laboriosamente -se empenhando porque as coisas importantes custam trabalho e constância-, vivendo o amor de Deus, vivendo com toda a sua existência voltada no amar a Deus sobre todas as coisas; e isso a converteu em uma mulher excepcional, em uma santa excepcional”, assinalou Dom Martínez Camino, em seguida, destacou enfaticamente: “Todos nós, todos os cristãos, todos os batizados somos chamados a transformar nossas vidas para Deus, alguns com Ele; e nisso que a santidade”.

Disse também que “os Santos não precisam ser copiados”, já que “cada cristão tem seu próprio caminho de santidade”.

“É impossível copiar outras pessoas; e não é necessário nem aconselhável. O que os Santos nos dão com suas vidas configuradas com Cristo, e com seu coração cheio de Deus, é a força para cada um de nós andemos nosso caminho de santidade (…) Não há dois caminhos de santidade iguais; ainda que o fundo seja o mesmo, mas cada um deve saber qual é o caminho dele”, acrescentou.

Nesse sentido, manifestou que é uma virtude interessante buscar o próprio caminho que leva a Deus. “Por isso imitar a Santa Rosa ao pé da letra, fazer o que ela fez, primeiro, é impossível porque os anos se passaram; e segundo, porque ela fez o que lhe saia da alma e do coração, o que Deus lhe pedia”, ressaltou.

“Santidade é seguir a vocação pessoal. E cada uma tem sua vocação pessoal (…) A cada um Deus dá a capacidade para fazer o que Deus pede”, pontuou o Bispo Auxiliar de Madri. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas