Gaudium news > Este será o itinerário do Papa Francisco na Colômbia

Este será o itinerário do Papa Francisco na Colômbia

Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 06-09-2017, Gaudium Press) Nesta semana, começará oficialmente a Visita Apostólica do Papa Francisco a Colômbia.

Este será o itinerário do Papa Francisco na Colômbia.JPG

Quatro serão as cidades que o Pontífice visitará. São elas: Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena, pernoitando cada noite na capital colombiana.

Confira o itinerário de Francisco pela Colômbia:

Quarta-feira (6 de setembro)

Está previsto que o Santo Padre desembarque em Bogotá por volta das 16h30 (horário da Colômbia). O voo especial da Alitalia aterrissará na área miliar do aeroporto internacional El Dorado (CATAM). No local, o Santo Padre será recebido pelo Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Ettore Balestrero, e pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, que o acolherá estando acompanhado pelos meninos e meninas trajados com vestimentas típicas colombianas.

Após receber as honras das bandeiras, o Papa ser dirigirá com seu papamóvel até a Nunciatura Apostólica. Sua chegada ao local está prevista para 17h45 e por lá, será recebido por um grupo de fiéis que entoarão cânticos tradicionais. Em seguida, ele entrará na capela para entregar uma oferenda a Virgem e compartilhar um jantar particular antes de sua primeira noite em Bogotá.

Quinta-feira (7 de setembro)

Neste dia, o Papa terá uma agenda repleta de compromissos na capital colombiana, tendo início às 7h40, quando se dirigirá até o Palácio Presidencial, no qual às 9h terá um encontro com autoridades governamentais. Às 9h30, participa de uma visita de cortesia ao presidente e às 10h, partirá de papamóvel com destino a Catedral.

Por volta das 10h15 o Pontífice deve receber as chaves da cidade e às 10h20, ingressará ao templo da capital, no qual ele prestará um momento de oração e entregará uma oferenda a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá.

Às 10h50, é esperado que o Papa conceda sua benção do balcão do Palácio Cardinalício aos milhares de jovens que estarão congregados na Praça de Bolívar. Na sequência, às 11h, o Santo Padre se encontrará com os bispos colombianos e às 12h15, de papamóvel, se dirigirá até a Nunciatura.

O Papa retomará sua agenda às 15h, quando terá um encontro com o comitê diretivo do Celam. Encerrada a reunião, se dirigirá até o Parque Simón Bolívar, no qual às 16h30 presidirá a celebração eucarística que girará em torno da promoção da vida.

Às 18h45, o Sumo Pontífice regressará a Nunciatura e, por lá, será acolhido por um grupo de crianças antes de sua segunda noite na capital colombiana.

Sexta-feira (8 de setembro)

O Vigário de Cristo retomará suas atividades por volta das 7h50, quando inicia sua viagem a cidade de Villavicencio, partindo do aeroporto militar (CATAM). Sua cegada ao município colombiano está prevista para às 8h30 na Base Aérea Luis Gómez Niño de Apiay. Lá, será recebido pelo Arcebispo de Villavicencio e presidente da Conferência Episcopal colombiana, Dom Oscar Urbina Ortega, que estará acompanhado por autoridades locais.

Logo, se locomoverá até o terreno de CATAMA para a cerimônia de beatificação dos colombianos Jesús Emilio Jaramillo Monsalve e Pedro María Ramírez, que começará às 9h30.

No período vespertino, o Papa fará uma vista ao Parque las Malocas, no qual às 15h40 presidirá o Encontro de Oração pela Reconciliação Nacional. Às 16h50, de papamóvel. Irá até o Parque Los Fundadores a fim de realizar uma parada na Cruz da reconciliação, antes de regressar a Bogotá às 18h.

Sábado (9 de setembro)

O Pontífice tomará voo de Bogotá rumo a Medellín às 8h20. Ele chegará no aeroporto José María Córdoba de Rionegro por volta das 9h10 para ser levado de helicóptero até o aeroporto Enrique Olaya Herrera de Medellín. No local, será recebido por diversas autoridades civis e eclesiásticas.

Às 10h15, Francisco presidirá uma Santa Missa em torno do tema “A vida cristã como discipulado”, com a presença do quadro da Virgem da Candelária, Padroeira da cidade. Concluída a Eucaristia, se dirigirá até o Seminário Conciliar para um encontro particular.

Mais tarde, às 15h, será acolhido por centenas de meninos e meninas da Casa São José, lugar que abriga menores de idade em situação de abandono. Às 15h45, em seu papamóvel, irá até o Centro de Eventos La Macarena para se encontrar com sacerdotes, religiosos, consagrados e suas famílias.

Ao finalizar esta reunião, o Pontífice partirá para o aeroporto José María Córdoba com a intenção de tomar um avião com destino a Bogotá. Está previsto que o Sucessor de São Pedro chegue a Nunciatura por volta das 18h50, sendo acolhido por consagrados, recém-casados e matrimoniados que recentemente celebraram suas bodas de prata e ouro.

Domingo (10 de setembro)

A despedida do Papa da Nunciatura será às 7h30. Em seguida, às 8h30, embarca em avião rumo a Cartagena. Sua chegada ao aeroporto Rafael Núñez deve ocorrer às 10h, quando será recebido pelas autoridades eclesiais e civis da cidade. Às 10h30, na Praça São Francisco de Assis, concederá sua benção a primeira pedra das casas para os habitantes da rua da obra “Talitha Qum”.

De lá, se locomoverá com o papamóvel até a Igreja de São Pedro Claver, cuidada pelos jesuítas. No templo, ao meio dia, haverá a oração do Angelus. Posteriormente, o Santo Padre visitará a casa santuário do Santo considerado o “escravo dos escravos”.

Às 15h45 tomará o helicóptero que o levará da Base Naval até a área portuária de Contecar. No trajeto, concederá bênçãos a Imagem monumental da Virgem que custodia a Baia de Cartagena.

Depois, às 16h30, iniciará a Eucaristia na qual o Papa presidirá na área portuária. E às 18h45 acontece a cerimônia de despedida no aeroporto Rafael Núñez.

O avião do Santo Padre que regressará a Roma partirá às 19h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Assessoria de Imprensa da Visita Apostólica do Papa Francisco a Colômbia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas