Gaudium news > Episcopado mexicano expressa sua solidariedade após o terremoto que afetou o país

Episcopado mexicano expressa sua solidariedade após o terremoto que afetou o país

Cidade do México – México (Segunda-feira, 11-09-2017, Gaudium Press) Através de um comunicado os Bispos da Igreja Católica no México expressaram sua solidariedade ao povo mexicano diante do sofrimento ocasionado pelo terremoto ocorrido na noite de 07 de setembro que deixou centenas de famílias sem teto e várias vítimas especialmente nos Estados de Chiapas, Oaxaca e Tabasco.

Na mensagem -assinada em 08 de setembro pelo Cardeal José Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara e Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM); e Dom Alfonso G. Miranda Guardiola, Bispo Auxiliar de Monterrey e Secretário da CEM-, os prelados estendem sua irmandade e oração com as vítimas e especialmente com as famílias e povoações afetadas.

Bispos mexicanos expressam sua solidariedade após o terremoto que afetou o país.jpg

“Hoje valorizamos muitas medidas de prevenção e segurança realizadas nas edificações, assim como a ação imediata das autoridades mediante programas de proteção civil, no entanto nos damos conta de quanto nos falta a todos no cuidado da criação”, expressam.

Neste sentido convocam e fazem um chamado aos fiéis e sociedade em geral para que se trabalhe em conjunto “com entranhas de misericórdia diante de toda a dor humana, assim como ter o gesto, a ação e a palavra oportuna diante de todo irmão que necessite”.

Os Bispos mexicanos também mostram sua preocupação diante dos fenômenos meteorológicos que tem açoitado os Estados Unidos, México e o Caribe, e chamam ao cuidado da Casa Comum: “Sem dúvida alguma estes acontecimentos nos manifestam que somos uma Casa Comum, e que o cuidado dela, é principalmente cuidado dos seres humanos que a habitamos pois somos parte fundamental da dinâmica da natureza”.

Finalmente, elevam uma oração por mediação de Nossa Senhora, a Mãe de Guadalupe, para que “nos ilumine” e ajude a fazer deste mundo “uma casa digna, fraterna e misericordiosa”.

Orações pelos Estados Unidos

Diante dos fenômenos meteorológicos extremos que chegaram e se preveem que chegarão aos Estados Unidos, o Cardeal Daniel N. DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston e presidente da Conferência de Bispos Católicos deste país (USCCB), dirigiu uma mensagem na qual pede orações por aqueles que foram afetados e também por aqueles que tiveram que abandonar seus lares.

“Em um momento como este, quando se coloca à prova nossa resistência, imploramos a Deus que nos dirija as reservas de força e de compaixão humana ainda desconhecidas, para aqueles que sofrem profundamente. Podem ser nossas manifestações de amor e solidariedade sinais duradouros em meio da crise”, expressou o purpurado.

Depois acrescenta: “elevamos nossas orações a todos aqueles que se veem afetados pedindo a Deus todo poderoso que guie as mãos firmes dos primeiros a responder e amplie os corações de todos para serem capazes em generosidade com os vizinhos que enfrentam perigo, dor ou deslocamento”.

Além disso, assegura que como ocorreu com o furacão Harvey, a USCCB estará trabalhando de maneira estreita com as Dioceses afetadas e através dos serviços humanitários da Igreja para assistir aos necessitados. (EPC)

Com informações da CEM e da USCCB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas