Gaudium news > Círio de Nazaré anima devotos marianos na Capital Federal

Círio de Nazaré anima devotos marianos na Capital Federal

Brasília (Quarta-feira, 13-09-2017, Gaudium Press) Em consonância com o Círio de Nazaré, tradicional festividade que atrai multidões de fiéis nas ruas de Belém do Pará, a Arquidiocese de Brasília, através da Paróquia que leva a nome da Mãe Santíssima, no Lago Sul, celebrou a memória da Rainha da Amazônia e Padroeira dos paraenses um mês antes da data oficial.

Círio de Nazaré anima devotos marianos na Capital Federal.jpg

O Círio de Nazaré na Capital Federal aconteceu em 8 de setembro passado. A data foi escolhida, primeiramente, por ser a Natividade de Nossa Senhora – na qual Portugal celebra Nossa Senhora de Nazaré.

Outra justificativa para os festejos em Brasília vem do desejo dos paraenses da comunidade do Lago Sul em participar do Círio em Belém, que sempre ocorre no segundo domingo de outubro.

“Há 25 anos, ao dar à luz a minha filha, tive sérias complicações no parto. Senti todo o amor de Maria por mim (na situação). E se hoje me dedico inteiramente à minha Igreja, posso dizer que fui evangelizada pelas mãos de Maria, porque a partir daí me voltei cada vez mais às coisas de Deus, buscando incessantemente a minha conversão”, contou Maria da Glória Gama, coordenadora da Pastoral da Liturgia na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que possui tamanha afeição pela devoção mariana a Nazaré.

O Círio teve início em 1960, no acampamento da Empresa Brasiliense de Eletrificação. Naquela época, a devoção desembarcou em Brasília por intermédio de alguns paraenses que vieram trabalhar na construção da Capital Federal.

Em 1971, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi criada pelo então Arcebispo de Brasília, Dom José Nilton. Antes, o templo funcionava provisoriamente em uma casa do Lago Sul, na qual residiam alguns fiéis do Pará.

Atualmente a Festa do Círio promovida pela paróquia recebe aproximadamente 3 mil pessoas.

O tema dos festejos é definido pelo pároco, Padre Roberto Carlos, e a partir daí, são iniciados os preparativos do evento, mais precisamente do manto que adorna a Imagem da Mãe Santíssima durante a procissão.

Desde 2009, todos os bordados dos mantos são temáticos. Um deles, inclusive, teve um significado especial: em 2017, por ocasião da instituição do Ano Mariano em comemoração aos 300 anos da Imagem de Aparecida, a comunidade desejava também homenagear a Padroeira do Brasil e de Brasília quando colocou no manto elementos que remetessem a Nossa Senhora e à capital.

Maria da Glória explicou que aqueles que vão para o festejo recebem muitas graças pelas mãos da Mãe de Nazaré. “Tenho relatos de pessoas que estavam em depressão e que se sentiram amadas por Nossa Senhora durante esses dias de comemoração. Acho que a maior graça que podemos alcançar, independente de todas as graças materiais, é o nosso amadurecimento na fé: somos uma comunidade unida”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas