Gaudium news > Santa Sé anuncia nomeação de Núncio Apostólico em Israel

Santa Sé anuncia nomeação de Núncio Apostólico em Israel

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-09-2017, Gaudium Press) A Santa Sé anunciou através de um comunicado oficial a nomeação de Dom Leopoldo Girelli como Núncio Apostólico em Israel. O prelado deverá servir em um ambiente de delicadas relações diplomáticas marcadas por atritos entre a Igreja e as autoridades civis em temas como o respeito do Status Quo, o financiamento das escolas católicas e as ocupações de terrenos.

Santa Sé anuncia nomeação de Núncio Apostólico em Israel.jpg

Dom Girelli não é alheio às controvérsias e os desencontros entre Igreja e Estado, já que parte de seu serviço como Núncio Apostólico em Singapura e Delegado Apostólico na Malásia foi servir como Representante Pontifício não residente no Vietnã, um país com limitações sérias à liberdade religiosa. Além do característico clima de desconfiança das autoridades comunistas à religião, o prelado enfrentou o ter que obter autorizações especiais para visitar o território e uma vigilância sobre suas atividades pastorais no país.

Entre os desafios próximos para o novo Núncio Apostólico se encontra a resolução das reivindicações das comunidades cristãs de Jerusalém sobre a apropriação ilegítima de alguns edifícios na Cidade Antiga de Jerusalém por parte de colonos judeus em meio do Bairro Cristão e uma proposta de lei que limitaria os direitos destas comunidades sobre a propriedade. Os fatos motivaram uma forte declaração dos prelados da Terra Santa, que advertiram sobre as graves consequências que poderia acarretar o desrespeito ao Status Quo -a norma que mantêm o equilíbrio entre as comunidades de Fé em Jerusalém- para a estabilidade da sociedade local.

Dom Girelli foi ordenado sacerdote em Bérgamo, Itália, em 1978 e se formou como diplomata na Academia Eclesiástica de Roma. Serviu como Secretário da Nunciatura Apostólica nos Camarões e na Nova Zelândia; Conselheiro da Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé e membro da equipe da Nunciatura Apostólica nos Estados Unidos. Em 2006 foi elevado a Arcebispo e nomeado Núncio Apostólico na Indonésia, missão a qual se somou o ser Núncio Apostólico no Timor-Leste. Em 2011 foi nomeado Núncio Apostólico em Singapura e Delegado Apostólico na Malásia e Brunei, além de Representante Pontifício não residente no Vietnã. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas