Gaudium news > “Filho, eis a Tua Mãe” é tema da Festa da Exaltação da Santa Cruz no Piauí

“Filho, eis a Tua Mãe” é tema da Festa da Exaltação da Santa Cruz no Piauí

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 15-09-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Teresina celebrou nesta quinta-feira, 14 de setembro, a tradicional Festa da Exaltação da Santa Cruz, inspirada no tema “Filho, eis aí a Tua Mãe”, em sintonia com o Ano Mariano.

Filho, eis a Tua Mãe é tema da Festa da Exaltação da Santa Cruz no Piauí.png

Durante o período que antecedeu a data festiva, houve um envolvimento especial de romeiros piauienses nos festejos realizados no Santuário de Santa Cruz dos Milagres.

Neste dia, foi recordada a tradição da cruz encontrada por volta dos anos 300 em Jerusalém por Santa Helena e a dedicação das Basílicas do Gólgota e do local do sepultamento e ressurreição de Jesus.

“Todos os crucificados da história podem encontrar em Jesus um sentido para sua dor, para seu sofrimento e suas lutas. E a Igreja quer nos encorajar hoje a doar a nossa vida por causas nobres, porque aquele que foi adiante de nós nos dá o testemunho e nos ajuda a compreender que, de fato, quem doa a sua vida ganha, e não perde”, refletiu o Arcebispo Dom Jacinto Brito.

Ao rememorar a tradição relacionada à festa, Dom Jacinto explicou que a Igreja transformou o acontecimento envolvendo Santa Helena em uma ocasião para chamar a atenção para o mistério da salvação:

“Lembrar que foi sobre a cruz, esse instrumento de suplício, que aquele que vencera na árvore do paraíso foi vencido na árvore da cruz. São João diz no seu Evangelho que Jesus foi exaltado na cruz e a Igreja preferiu essa dimensão bíblica e essa nomenclatura bíblica – exaltação – para dizer que a cruz foi como um trono de glória onde o rei da vida decretou vida para todos os seres humanos”.

A festa faz parte do calendário religioso do Estado e inclui em sua programação diversas celebrações, carreatas e procissão. Além do tema, a sintonia com o Ano Mariano foi evidente devido a presença de sacerdotes pertencentes às paróquias que têm como padroeira um dos títulos de Nossa Senhora. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas