Gaudium news > Cardeal Filoni visita o Japão

Cardeal Filoni visita o Japão

Tóquio – Japão (Segunda-feira, 18-09-2017, Gaudium Press) O Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, chegou no último domingo, 17, ao Japão, onde permanecerá em visita pastoral até o dia 26 de setembro.

Cardeal Filoni visita o Japão.jpg

Em entrevista à Agência Fides, o missionário Verbita Bispo Isao Kikuchi, à frente da Diocese de Niigata e Presidente da Caritas Japão, manifestou alegria pela presença do purpurado no Japão. “É a primeira vez que o Cardeal Filoni vem ao Japão. Esperamos que a sua presença seja um encorajamento para a nossa pequena comunidade católica. O Cardeal terá muitas formas de ver e conhecer a realidade da Igreja e da sociedade japonesa. Visitará diversas comunidades e Dioceses, rezará pela paz em Hiroshima e Nagasaki, visitará a área atingida pelo tsunami, constatando o empenho de assistência e reabilitação promovido pela Caritas. Será muito importante, acredito, o encontro com os seminaristas, para confirmá-los e encorajá-los em seu caminho vocacional”, comentou.

Segundo o prelado os principais desafios vividos atualmente pela Igreja no Japão são: o envelhecimento e o aumento de migrantes. “Vivemos uma fase de envelhecimento: envelhece a sociedade e também o pessoal eclesial é idoso, assim, às vezes, é difícil gerir as paróquias; além disto, aumenta a presença de migrantes de Fé Católica e para eles o cuidado pastoral torna-se urgente e empenhativo”.

Dom Kikuchi lamenta a queda no número de vocações, tanto ao sacerdócio, como à à vida consagrada. “Este fenômeno tem raízes sociológicas e antropológicas e é o espelho do que acontece na sociedade nipônica, onde a prática religiosa tem sempre menos espaço na vida frenética das pessoas”, alerta.

O Bispo espera que a visita do Prefeito da Congregação da Propaganda Fidei “nos ajude a iluminar o nosso caminho: o acolhemos como sinal de bênção e voz da vontade de Deus por nós”, conclui.

De acordo com o Anuário Estatístico da Igreja, o Japão tem uma população de 126.958.000 habitantes, dos quais 544 mil são católicos. São 16 Circunscrições Eclesiásticas, com três Arquidioceses metropolitanas – Nagasaki, Osaka e Tóquio -, 13 Dioceses e 870 Paróquias. Ali vivem 26 Bispos, 532 sacerdotes diocesanos, 914 sacerdotes religiosos, 26 diáconos permanentes, 190 religiosos, 5.334 religiosas, 1.645 catequistas, 40 seminaristas menores e 87 seminaristas maiores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas