Gaudium news > Encontrada árvore plantada por São Martinho de Porres há 400 anos

Encontrada árvore plantada por São Martinho de Porres há 400 anos

Lima – Peru (Terça-feira, 19-09-2017, Gaudium Press) A árvore foi encontrada em Lima, Peru, por um grupo de pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri, e parece ser a única sobrevivente das que foram plantadas por São Martinho de Porres há 400 anos nesta cidade.

Encontrada árvore plantada por São Martinho de Porres há 400 anos.png

O terreno onde a árvore foi plantada foi doado à Ordem dos Pregadores em 1539. Nessas terras se localizam parte do conhecido “caminho real” ou “caminho inca”, que levava o antigo templo inca Pachacamac.

Os pesquisadores conseguiram identificar a árvore por meio de um estudo científico e da tecnologia de ponta, com a qual se obteve a idade e a localização exata da árvore de 4 séculos, a única sobrevivente. Desta maneira o grupo de pesquisadores confirmou a idade da agora chamada ‘oliveira histórica’ de aproximadamente 380 anos.

O encontro tem relação com as crônicas da época, onde se narra que efetivamente Frei Martinho de Porres plantou algumas oliveiras em 1637, em uma região que hoje faz parte do bosque.

Devido o valor histórico, e significado da árvore, o distrito de San Isidro dispôs uma zona de tratamento especial para a preservação de espécies centenárias, que compreende 1.900 metros quadrados. O propósito é realizar uma série de ações que preservem as árvores centenárias, sobretudo a oliveira histórica.

“Esta oliveira histórica se encontra devidamente protegida e com o acesso restringido ao público visitante, com a finalidade de preservá-la adequadamente e manter a segurança correspondente. Além disso, está incluída no conjunto de atrativos turísticos do distrito”, ressalta os governantes locais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas