Gaudium news > Minas Gerais e Amazonas terá novos bispos nomeados pelo Papa

Minas Gerais e Amazonas terá novos bispos nomeados pelo Papa

Redação (Quarta-feira, 20-09-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 20 de setembro, a nomeação de mais dois novos bispos para a Igreja no Brasil.

Minas Gerais e Amazonas terá novos bispos nomeados pelo Papa.jpg

Enquanto Dom Aloísio Jorge Pena Vitral será designado para a Diocese de Sete Lagoas (MG), Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva está a caminho da Prelazia de Borba (AM).

As decisões foram tomadas e comunicadas à Nunciatura Apostólica no Brasil com base no pedido de renúncia, por motivo de idade, dos bispos Dom Guilherme Porto e Dom Eloi Roggia, respectivamente.

Dom Aloísio Jorge Pena Vitral

Nascido no Rio de Janeiro, cursou Filosofia de 1977 a 1979, em Brusque (SC), e Teologia de 1980 a 1983 em Taubaté (SP), concluindo o curso em 1985 na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas).

Em janeiro do ano seguinte, foi ordenado sacerdote, tomando posse na Paróquia de Santo Antônio, em Nova Lima (MG), na qual permaneceu até 1990. Depois, assumiu a reitoria do Seminário de Filosofia Emaús da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1991 a 1992. No ano de 1993, tomou posse como pároco da Paróquia Santa Efigênia dos Militares, e por lá ficou até outubro de 2005.

Dom Aloísio foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Antes de ser nomeado bispo, atuava como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte.

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva

Oriundo de Linhares (ES), é membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Recebeu a ordenação presbiteral em 11 de agosto de 2001 e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Como sacerdote, atuou como formador do Juniorato Redentorista, em Manaus. Já ocupou o cargo de vice provincial dos redentoristas de 2011 a 2014.

Antes de se tornar bispo, exercia desde fevereiro de 2016 a função de coadjutor da Prelazia de Borba. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas