Gaudium news > No Sul, CNBB organiza encontros preparatórios para o Natal

No Sul, CNBB organiza encontros preparatórios para o Natal

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 22-09-2017, Gaudium Press) A equipe de subsídios do Regional Sul 3 da CNBB preparou para a Igreja do Rio Grande do Sul um material para a festividade do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No Sul, CNBB organiza encontros preparatórios para o Natal.png

Inspirados no tema “Natal: Tempo de construir a Paz”, bem como na temática da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, a equipe da CNBB compreendeu que o Natal é um tempo para buscar a superação das múltiplas formas de violência que agridem a dignidade dos filhos de Deus.

Através da metodologia da Leitura Orante, o subsídio traz uma linguagem simples que deverá ajudar os fiéis a entender o tema, envolvimento com a Iniciação à Vida Cristã (catequese), itinerário que desperte a fé de forma gradual e comprometida e cantos mais conhecidos no desejo de renovação do convite para que a Igreja gaúcha seja “uma Igreja em saída”.

O Arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional, Dom Jaime Spengler, ao citar o Papa Bento XVI, afirma que “os pequenos grupos que se reúnem em torno da Palavra Sagrada para rezar e refletir sobre o mistério da encarnação recordam que a ‘Igreja vive para partilhar com os outros a única coisa que possui: o próprio Cristo'”.

Os encontros propostos pela equipe são assim intitulados: o primeiro é “Vinde a mim, Eu vos darei a Paz!” (Mt 11,25-30) e tem a intenção de tocar em âmbito pessoal, personalizar e comprometer cada discípulo.

O segundo será “Construção da paz começa em casa” (cf. Mt 7,24-28), com a proposta de atingir tanto a família quanto a residência dos católicos.

Por sua vez, o terceiro encontro se chamará “A vinda do Conselheiro da Paz” (cf. Is 9,1-6), com foco nos grupos solidários (vizinhos, amigos, trabalho) ou encontro com a comunidade, uma vez que a construção da paz passa pelo caminho da amizade e da solidariedade entre as pessoas que convivem no mesmo ambiente.

O quarto e último encontro, “Chegou para nós a verdadeira Paz: Vinde adoremos!” (cf. Lc 2,1-14), tem como missão atingir toda a comunidade cristã gaúcha.

Há também outras propostas da equipe de subsídios do Regional Sul 3 da CNBB, entre elas, a Celebração de Abertura do itinerário, com o intuito de que seja realizada no primeiro final de semana do Advento, e a Celebração Penitencial, conforme a proposta da temática, que é tratar a paz que supera o ódio e a violência. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas