Gaudium news > Imagem da Padroeira da Bolívia é entronizada nos Jardins Vaticanos

Imagem da Padroeira da Bolívia é entronizada nos Jardins Vaticanos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-09-2017, Gaudium Press) Os fiéis bolivianos têm um motivo de alegria: um mosaico em mármore de Nossa Senhora de Copacabana, sua Padroeira, foi entronizado nos Jardins Vaticanos.

Imagem da Padroeira da Bolívia é entronizada nos Jardins Vaticanos.jpg

O ato de bênção foi presidido às 11h30 pelo Cardeal Giuseppe Bertello, Governador do Estado da Cidade do Vaticano, com a presença dos Bispos Bolivianos, que por estes dias se encontram na Cidade Eterna por ocasião da visita ‘Ad Limina Apostolorum’. Também esteve presente o embaixador boliviano diante da Santa Sé, Julio César Caballero.

Justamente a gestão para que a venerada imagem da padroeira dos bolivianos estivesse presente no Vaticano, veio da mesma Embaixada da Bolívia diante da Santa Sé.

O embaixador boliviano indicou que a imagem de Nossa Senhora de Copacabana “é uma bela obra de arte sacra (…) primorosamente elaborada na antiga técnica do mosaico italiano, marcada no mármore com detalhes que evocam ao seu Santuário no povoado de Copacabana, Bolívia, às margens do lago Titicaca, o mais alto do mundo”.

A história da imagem original é antiga, já que se remonta aos tempos da colônia espanhola quando os dominicanos, que evangelizavam nesta região, encarregaram a elaboração de uma imagem de Nossa Senhora da Candelária; que foi belamente talhada em madeira por Francisco Tito Yupanqui, grande devoto à Nossa Senhora, com grande arte em suas mãos, além de ser descendente direto dos reis incas.

O indígena talhou em madeira a imagem que depois foi levada em procissão até Copacabana, onde permanece hoje e oferece inumeráveis graças ao povo boliviano.

“Esta imagem com a invocação mariana foi nomeada como Nossa Senhora de Copacabana cujo altar se encontra no município do mesmo nome no departamento de La Paz. É uma expressão de Fé do povo boliviano que a reconhece como padroeira da Bolívia”, disse Julio César Caballero.

Para o embaixador da Bolívia, a presença de Nossa Senhora de Copacabana no Vaticano tem um grande significado espiritual para seu país, onde se venera com diversas expressões de Fé. Assinalou também que a imagem demonstra “a riqueza cultural do sincretismo religioso”.

E é que Nossa Senhora foi talhada belamente em madeira de maguey, toda ela laminada em ouro e levando roupagens cujas cores representam uma princesa inca. Mede cerca de um metro e meio e em seu braço direito sustenta ao Menino Jesus, também talhado em madeira, que por sua vez sustenta uma cesta com pombas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas