Gaudium news > Confessionário barroco da Catedral de Bérgamo: Arte que evangeliza

Confessionário barroco da Catedral de Bérgamo: Arte que evangeliza

Bérgamo – Itália (Sexta-feira, 22-09-2017, Gaudium Press) A Catedral de Santo Alessandro em Bérgamo, Itália, contêm um tesouro de arte sacra que manifesta a riqueza do patrimônio de Fé e beleza da Igreja, um legado que se pode expressar até o último detalhe. Em um artigo para o ‘New Liturgical Movement’, seu editor-chefe, Gregory DiPippo, tratou sobre os diferentes aspectos da obra, elaborada pelo artista Andrea Fantoni em 1705 a pedido do Cônego Penitenciário Padre Giovan Pietro Mazza.

Confessionário barroco da Catedral de Bérgamo Arte que evangeliza.jpg

“O verdadeiro propósito da arte sacra, como o da boa teologia, não é dizer algo sobre Deus, mas ser um meio através do qual o fiel pode participar nas realidades significadas pela obra, finalmente insertar-nos na ação contínua do Mistério de Cristo”, expôs DiPippo. “Ante o mundo misterioso e simbólico dos Sacramentos, o cristão está chamado a penetrar em seu sentido interior com a ajuda da graça e os mestres espirituais”. Cristo se mantêm presente, oculto nos Sacramentos, e o trabalho dos fiéis é descobri-lo ali, a partir de onde o convoca a salvação.

As ricas talhas do confessionário são coroadas por uma imagem de Deus Pai que desce entre as nuvens com os braços abertos com a vista para baixo, sobre o recinto no qual se celebra o Sacramento da Penitência. Imediatamente debaixo da figura de Deus se revela um oval em baixo relevo que representa a cena da entrega das chaves do Céu à São Pedro a mesma altura de quatro figuras que representam as quatro virtudes do confessor: Misericórdia, Sabedoria, Mansidão e Discrição.

O recinto do sacerdote está cheio de simbolismo: A porta está belamente decorada com a cena da ressurreição do filho da viúva de Naím que representa o que sucede na alma do penitente, enquanto que o interior mostra a Moisés fazendo sair água da rocha – uma imagem da misericórdia de Deus que flui através da rocha que é Cristo. Dois painéis cobrem o rosto do sacerdote enquanto confessa, um com um anjo que representa a justiça, e outro com uma figura feminina que representa a Misericórdia. Sobre os reclinatórios dos fiéis se mostram em um dos lados a imagem da Santíssima Virgem Dolorosa e a de Santa Maria Madalena, enquanto que no outro se mostra a Flagelação do Senhor e a figura de Santa Margarita de Cortona.

A obra de arte foi destacada como “um material excelente sobre o qual os educadores poderia basear um curso sobre catequese sobre os mistérios do Sacramento da Penitência”. A arte ajuda não apenas a aprender os conteúdos mas a compreender como fazê-los parte de sua vida. “Esta é a essência da vida cristã, e é precisamente o que a arte sacra tenta fazer: incitar-nos a configurar-nos à forma através das formas, e fazer-nos recipientes adequados do Espírito Santo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas