Gaudium news > Nomeado novo bispo para a Diocese de Cametá (PA)

Nomeado novo bispo para a Diocese de Cametá (PA)

Brasília (Quarta-feira, 27-09-2017, Gaudium Press) O novo bispo da Diocese paraense de Cametá será o Padre José Altevir da Silva, atual Superior Provincial da Congregação Espiritana. O anúncio da escolha do sacerdote foi realizado na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Nomeado novo bispo para a Diocese de Cametá (PA).png

Oriundo da cidade de Guajará, Amazonas, o religioso deu início à caminha com os missionários da Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria em 1980. Foi o primeiro seminarista em Cruzeiro do Sul, Acre, local no qual não havia seminário.

Dom José Altevir iniciou seus estudos filosóficos em Manaus e os concluiu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Já o noviciado realizou-o em Ceilândia, Distrito Federal, em 1986.

Mais tarde, estudou Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), em São Paulo. Em 1989, professou seus votos perpétuos na congregação religiosa na capital paulista.

Durante o período de dois anos, fez estágio missionário na Nigéria. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 6 de dezembro de 1992, em Cruzeiro do Sul.

Formado em Psicologia pela PUC-MG, exerceu ainda o cargo de assessor na área de missiologia na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e entre 2007 e 2012 foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.

No ano de 2012, foi eleito provincial da Província Espiritana no Brasil, sendo reeleito para a mesma missão em 2015, com seu mandato com término marcado para 2 de fevereiro de 2018.

A Diocese de Cametá foi erigida como bispado em 6 de fevereiro de 2013. Seu primeiro bispo foi Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, que até então era bispo prelado.

Antes, a Prelazia de Cametá foi criada em 29 de novembro de 1952 pelo Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará. Na época, foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Congregação para a Evangelização dos Povos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas