Gaudium news > Centenário das Aparições de Fátima será encerrado com espetáculo de luzes

Centenário das Aparições de Fátima será encerrado com espetáculo de luzes

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 28-09-2017, Gaudium Press) “Fátima, tempo de luz”, assim se chama a projeção multimídia que se apresentará no Santuário de Fátima para encerrar o Centenário das Aparições, que tem como data central o 13 de outubro.

Centenário das Aparições de Fátima será encerrado com espetáculo de luzes.jpg

A estreia do espetáculo, desenvolvido através da técnica de ‘Vídeo Mapping 3D’, será no dia 12, com sucessivas projeções nos dias 13 e 14. Segundo informação oferecida pelo Santuário português, a projeção se desenvolverá a partir da experiência orante dos milhões de peregrinos que chegam ao santo lugar.

“A apresentação conduzirá o peregrino a viver uma experiência íntima e de recolhimento, de contemplação estética orante”, assinalam em nota informativa do Santuário de Fátima.

Sete serão as cenas que se poderão apreciar sobre a fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que tem sido intituladas: “O reflexo da luz de Deus”, “O Coração de Maria, Imaculado e triunfante, conduz a Deus”, “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”, “Os caminhos dos peregrinos”, “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”, “Em Fátima celebramos ao Deus que está perto do ser humano”, e “Em Fátima iluminamos nosso coração”.

De acordo com o Santuário o propósito da produção audiovisual é o de “projetar a luz de Fátima no coração de cada crente, conduzindo-o a uma maior aproximação ao coração de Deus”.

Isto será possível graças à narrativa audiovisual que oferecerá a projeção, com a qual se pretende também destacar a importância dos 100 anos das aparições, fazendo um percurso pela história e a espiritualidade mais importantes de Fátima.

“A fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (…) ganhará uma luz especial que se transformará em narrativa histórica deste lugar ao longo de cem anos, reconstruindo a memória dos marcos históricos e espirituais mais importantes relacionados com a mensagem que a Virgem Maria transmitiu na Cova da Iria”, explica o Santuário.

O ‘Vídeo Mapping’ foi encarregado pelo Santuário de Fátima a empresa espanhola ‘Acciona Producciones y Diseño’, com experiência no qual se conhece como engenharia cultural em museus, assim como exposições, instalações interativas, espetáculos multimídia e iluminação artística, entre outros.

Esta não será a primeira vez que no Santuário de Fátima se fará uso de uma projeção deste gênero para contar a história das aparições. Em junho do ano passado, como antessala às celebrações do Centenário, se realizou a experiência multimídia “A luz do Anjo”, para narrar as aparições do Anjo aos três pastorinhos.

O projeto audiovisual se apresentou em Ajustrel e Valinhos, lugares ligados ao acontecimento de Fátima. Consistiu em um percurso de imersão multimídia sobre as fachadas das casas dos pastorinhos e nos lugares das aparições do Anjo.

As projeções para encerrar o Centenário ocorrerão no dia 12 de outubro após a Procissão do Silêncio; e os dias 13 e 14, depois da Procissão de Velas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas