Gaudium news > “Caravana Vocacional” realiza visitas às comunidades do Piauí

“Caravana Vocacional” realiza visitas às comunidades do Piauí

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 29-09-2017, Gaudium Press) A “Caravana Vocacional” é o mais novo projeto da Arquidiocese de Teresina, direcionado ao estímulo de vocações religiosas para a Igreja.

Caravana Vocacional realiza visitas às comunidades do Piauí.jpg

A iniciativa é uma realização do Serviço de Animação Vocacional arquidiocesano e tem como responsável o coordenador da Pastoral Vocacional, Padre Anderson Fábio de Oliveira.

A ação evangelizadora, que terá passagens pelas cidades piauienses de Monsenhor Gil, Valença e União, segundo o sacerdote, “tem o objetivo de levar a certeza aos cristãos de que Jesus Cristo continua chamando os irmãos a uma vocação específica”.

A programação contemplará palestras com espaço para testemunhos e celebrações eucarísticas, além dos encontros de orientação.

Todas as atividades realizadas pela “Caravana” terão como cenário a Igreja matriz de cada paróquia visitada.

A Igreja Matriz da Paróquia Menino Deus da Forania Rural I sediará em 1° de outubro o momento de abertura. Na mesma data, será oferecido um dia todo de vivência inspirada na temática “Eis-me aqui, faça-se” (Lc 1,38).

No dia 19 de outubro, a iniciativa desembarca na Forania Rural II, Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição. Para fechar a peregrinação religiosa, em 26 de novembro será a vez da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Forania Rural III) acolher a ação.

Na opinião do Padre Anderson, é comum associamos a palavra vocação às imagens de padre e freira ou até mesmo a confundimos com a escolha profissional. “Na verdade, o significado da palavra vocação é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino ‘vocare’, que significa ‘chamar ou chamamento’. No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém da boca Daquele que tudo criou pela força de sua Palavra: Deus. Portanto, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor”, explicou.

Ainda conforme o presbítero, a vocação é dizer “sim” a Deus e, pela fé, descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos.

Entretanto, para realmente descobrir este projeto de Deus, é necessário fazer um momento de discernimento. “Deus, em seu infinito amor, modelou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, os chamou à vida, para que, na liberdade de filhos e filhas, fossem continuadores da sua criação. O ser humano, ao ter consciência de que toda a vida é dom de Deus, é chamado a ser corresponsável pela promoção da vida e a corresponder a esse convite desenvolvendo-se na relação consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com o próprio Deus”.

Por fim, o Padre Anderson declarou que “cada pessoa vive e realiza a vocação cristã na família, na sociedade e na comunidade eclesial à qual pertence”.

“Então esse será o momento de falarmos como Maria. Neste Ano Jubilar Mariano vamos ser espelho dessa cristã que disse: ‘Eis-me aqui, faça-se’ (Lc 1,38)”, concluiu, reforçando o convite à comunidade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas