Gaudium news > Colômbia recebe Festival Internacional de Música Sacra

Colômbia recebe Festival Internacional de Música Sacra

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 02-10-2017, Gaudium Press) Bogotá foi mais uma vez sede do Festival Internacional de Música Sacra, que se realizou entre os dias 05 de setembro à 1º de outubro. A sexta edição do evento segui o tema “Fraternidade” e o lema “A música nos une”. O festival reuniu cerca de 700 artistas de 20 países, em 50 apresentações e em 30 cenários da capital colombiana.

O Coro ‘Romanos Melodos de la Santa Metrópoli de Limasol’, Chipre, foi encarregado de encerrar o Festival Internacional durante um concerto que ocorreu às 17h no ‘Teatro Mayor Julio Mario Santo Domingo’, um dos cenários onde ocorreu tal evento. O coro, conhecido pelos ‘villancicos’ de Chipre e Grécia, interpretou hinos, salmos e ‘villancicos’ bizantinos.

Colômbia recebe 6º Festival Internacional de Música Sacra.jpg

Por cerca de um mês, o festival desenvolveu por volta de 30 concertos que acolheram alguns templos de Bogotá, entre eles a Catedral Primaz da Colômbia, a igreja de Santa Maria dos Anjos a Porcíuncula, a Paróquia de São Domingos Sávio, as igrejas das Águas, de Nossa Senhora da Candelária, Santo Inácio, Santo Alfonso Maria de Ligório, Santa Bárbara de Usaquén, Santa Teresinha do Menino Jesus; além da Capela dos Santos Apóstolos do Ginásio Moderno, e o Oratório principal da Universidade de la Sabana. Também houve apresentações no Teatro Colón, na sala de concerto da Biblioteca Luis Ángel Arango e no Centro Cultural e Educativo Reyes Católicos, entre outros.

O evento incluiu também uma programação acadêmica em torno de debates, conferências, aulas magistrais e cursos, sobre diferentes aspectos da música sacra, que foram acompanhados por destacados maestros de música de vários países.

O Festival Internacional de Música Sacra nasceu em 2012 por ocasião do 50º aniversário do Concílio Vaticano II. É uma iniciativa que ocorre anualmente durante o mês de setembro com o propósito de divulgar a espiritualidade através da música sagrada do mundo.

A iniciativa foi de Marianna Piotrowska, Diretora do Festival, por meio da Corporação Cultural InterColombia, entidade sem fins lucrativos criada no ano de 1997 cujo objetivo é o fomento da arte e da cultura em todas suas manifestações.

“O Festival Internacional de Música Sacra de Bogotá é uma oportunidade para abrir nossos corações e mostrar ao mundo que, ainda que sejamos todos diferentes, temos algo em comum e isto se chama amor e respeito pelo sagrado”, diz Piotrowska.

“É um convite a todas as pessoas para recordar, compartilhar, compreender e aprender uns dos outros, deixar de lado as diferenças e unir forças. A elevar o espírito próprio através da música sacra. A deleitar-nos com as diferentes harmonias e melodias próprias de cada cultura, de cada tradição, de cada história”, acrescenta.

O Festival conta com o apoio do Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, que é o Presidente do Patronato do Festival, assim como da Arquidiocese de Bogotá, a Conferência Episcopal da Colômbia e o Conselho Pontifício da Cultura. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas