Gaudium news > Festa de Nossa Senhora da Penha no Rio chega a sua 382ª edição

Festa de Nossa Senhora da Penha no Rio chega a sua 382ª edição

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 02-10-2017, Gaudium Press) São 382 anos para serem comemorados em 382 degraus. Números esses que coincidem com a celebração deste ano da tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, uma das mais antigas da cidade do Rio de Janeiro, sendo datada de 1635.

Festa de Nossa Senhora da Penha no Rio chega a sua 382ª edição.jpg

Nesta ocasião, a Igreja carioca festejará mais uma edição do evento religioso vivenciando o Ano da Família e o Ano Nacional Mariano pelos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

A preparação para os festejos teve início no dia 22 de setembro, quando a Imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha visitou o Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão. No local, após a missa, foi deixada uma réplica da imagem. A novena aconteceu até o dia 30.

De acordo com o reitor da Basílica Santuário da Penha, Padre Thiago Sardinha, a partir desta demonstração pública da fé, junto a Maria Santíssima, pode-se apontar a paz. “Que com essa demonstração de fé pública a Nossa Senhora, possamos apontar para o Rio de Janeiro a paz que ela traz consigo – Jesus Cristo”.

O sacerdote explicou ainda como nasceu a dedicação a esse título de Nossa Senhora. “No Rio de Janeiro, a devoção surgiu quando o dono do Quinto da Sesmaria, capitão Baltazar, em 1635, subiu ao penhasco onde atualmente está a igreja para olhar suas próprias terras. Ao se deparar com uma cobra, ele pronunciou a famosa jaculatória ‘Valei-me, Nossa Senhora’, e, imediatamente, apareceu um lagarto. Diante desse fato, ele quis agradecer a intervenção de Maria”.

A homenagem, conforme o Padre Thiago, logo no início, levava o título de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como os cariocas sempre se referiram ao templo como a “igreja do penhasco”, o título foi modificado para Nossa Senhora da Penha. Esta denominação faz referência a uma igreja com as mesmas características, situada em uma região montanhosa chamada Penha de França, na Espanha.

Por esse motivo, a Virgem Maria também é conhecida como Nossa Senhora da Penha de França.

As comemorações em honra à Mãe Santíssima acontecerão durante todo o mês de outubro, sempre aos domingos, além do feriado dedicado a Nossa Senhora, no dia 12, das 7h às 20h. As missas serão celebradas a cada hora.

O encerramento dos festejos será em 29 de outubro e contará com a Oração do Terço, na Paróquia Bom Jesus da Penha, às 15h. Logo após, terá início a procissão com todas as pastorais arquidiocesanas. A missa de conclusão será presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, às 16h30. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas