Gaudium news > Itália prepara celebrações por ocasião do Trânsito de São Francisco de Assis

Itália prepara celebrações por ocasião do Trânsito de São Francisco de Assis

Assis – Itália (Segunda-feira, 02-10-2017, Gaudium Press) No dia 03 de outubro se celebra mais um aniversário do Trânsito de São Francisco de Assis, e a Igreja na Itália se prepara para celebrar ao seu Santo Padroeiro com eventos especiais; dois deles serão em Assis e em Roma.

Como já é tradição, o lugar onde o Santo viveu e deu seu testemunho de santidade será palco para vários atos, como a oferenda do óleo da lâmpada votiva que se acenderá no túmulo de Francisco, e que nesta ocasião será oferecida pela região italiana de Liguria.

Desde o dia 24 de setembro, até o dia 02 de outubro ocorre na Basílica Papal de São Francisco, na igreja de São Damião e em Santa Maria dos Anjos, a novena em honra ao padroeiro da Itália, que transcorre com peregrinações das Dioceses e dos jovens, esta última ocorreu da noite de 30 de setembro até o dia 1º de outubro. Também no dia 30 foi iniciado o Tríduo em honra de São Francisco na Porciúncula.

Itália prepara celebrações por ocasião do Trânsito de São Francisco de Assis 1.jpg

No dia 03, as homenagens ocorrerão na Basílica de Santa Maria dos Anjos, começando com celebrações Eucarísticas na parte da manhã. Às 10h30 será a “Procissão de Flores”, a partir do Palácio dos Medici até a Basílica, que contará com a presença dos irmãos franciscanos, as irmãs clarissas, além da prefeita de Asiss, Setefania Proietti.

Às 11h será a solene celebração eucarística do Trânsito de São Francisco, presidida por Dom Vittorio Francesco Viola, Bispo de Tortona. Às 17h30 se fará a comemoração do Trânsito começando com a oração das primeiras vésperas presidida por Dom Luigi Ernesto Palletti, Bispo de La Spezia-Sarzana-Brugnato, com a participação de outros prelados e os Ministros Gerais e da Província da Família Franciscana. Às 21h30 começará a procissão de velas e uma vigília de oração. Outra vigília, desta vez com a participação dos jovens, se fará no Santuário de São Damião.

Itália prepara celebrações por ocasião do Trânsito de São Francisco de Assis 2.jpg

A solenidade de São Francisco se celebrará no dia 04 de outubro com Missas nas Basílicas de São Francisco de Assis e Santa Maria dos Anjos, que ocorrerão durante o dia. A Missa principal será no templo do Santo às 10h, sendo presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova, com a presença dos Bispos de Liguria, o Bispo de Assis e os Ministros Gerais e Provinciais dos franciscanos. Neste mesmo lugar, na Basílica inferior, se recitarão as vésperas às 16h. Posteriormente será a procissão até a Basílica superior para a bênção de toda Itália. Na ocasião se distribuirão ramos de oliveira às autoridades e aos fiéis enquanto se entoa o Cântico das Criaturas.

Em Roma as homenagens serão na terça-feira, 03, na Basílica de São João de Latrão, que acolherá às 18h uma Missa solene presidida por Dom Filippo Iannone, vice-gerente da Diocese de Roma. Ao concluir haverá uma procissão até o monumento de São Francisco que se localiza na Praça da Porta San Giovanni, com uma homenagem por parte das crianças e do Município de Roma.

Este monumento se inaugurou na praça lateranense em 1927 por ocasião do sétimo centenário da morte de São Francisco de Assis.

Diferentemente de outras solenidades dos Santos, a de São Francisco tem dois momentos: no dia 03 de outubro com a homenagem de seu Trânsito ao céu; e no dia 04 de sua festividade. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas