Gaudium news > Um profético documento pontifício sobre o Santo Rosário

Um profético documento pontifício sobre o Santo Rosário

Roma – Itália (Terça-feira, 03-10-2017, Gaudium Press) No início do mês de outubro, dedicado especialmente à Santíssima Virgem e a recitação do Santo Rosário, o redator norte-americano Joseph Pronechen recordou em um artigo para a National Catholic Register algumas contribuições da Carta Encíclica ‘Ingruentium Malorum’, do Venerável Papa Pio XII. Este documento pontifício, que fala sobre os benefícios espirituais da prática de rezar o Santo Rosário, leva um título que ainda poderia falar dos tempos atuais: “Diante dos males que se aproximam”.

Um profético documento pontifício sobre o Santo Rosário.jpg

O Venerável Pio XII recomendou ativamente a difusão da Mensagem de Fátima, e sua Carta Encíclica de 1951 se inspira nas advertências da Santíssima Virgem. “Vocês conhecem bem, Veneráveis Irmãos, as calamitosas condições de nosso tempo”, indicou o Pontífice. “A harmonia fraterna entre as nações, destroçada por tanto tempo, ainda que não se tenha restabelecido em todas as partes. Pelo contrário, aqui e ali, vemos almas alteradas pelo ódio e a rivalidade, enquanto que as ameaças de novos conflitos sangrentos ainda ronda sobre os povos. A isto temos que acrescentar a violenta tempestade de perseguição, que em muitas partes do mundo foi desatada contra a Igreja, privando-a de sua liberdade, entristecendo-a muito cruelmente com calúnias e misérias de todo tipo, e fazendo com que o sangue dos mártires flua uma ou outra vez”.

Ainda que o século XX passará a história pela gravidade de suas guerras e a enorme perseguição à Igreja em numerosos lugares, as palavras do Papa ressoam com uma grande atualidade na segunda década do século XXI. Além da violência, o Pontífice denunciou “a campanha inócua de que os ímpios levam em todas partes para prejudicar as almas brilhantes das crianças. Nem sequer se salvaram a idade da inocência, porque, por desgraça, não faltam os que audazmente se atrevem a arrancar do místico jardim da Igreja até as mais belas flores, que constituem a esperança da religião e da sociedade”. As campanhas anticristãs na educação em países promotores do ateísmo sob regimes comunistas, poderia somar-se na atualidade à imposição de conteúdos contrários à religião católica na educação como a chamada “ideologia de gênero”, denunciada repetidamente pelos Papas e os prelados ao redor do mundo.

Diante de uma situação sombria para os crentes, o Papa Pio XII propõem a devoção à Santíssima Virgem. “Tendo em conta esse ensinamento divino: ‘Pedi e se vos dará, buscais e encontrareis, bateis e ser-vos-á aberto’ (Lc 11,9)”, o Santo Padre pediu “voar com maior confiança à Mãe de Deus. Ali, o povo cristão sempre buscou refúgio na hora do perigo, porque “foi constituída a causa da salvação para todo o gênero humano” (Santo Irineu). Portanto, esperamos com alegria e esperança revivida ao próximo mês de outubro, durante o qual os fiéis estão acostumados a congregar-se em maior número às igrejas para elevar suas súplicas à Nossa Senhora por meio do Santo Rosário”.

“O que ele disse para 1951 está dobrado, triplicado e quadruplicado para nós hoje”, aconselhou Pronechen sobre o texto papal. O chamado do Venerável Pio XII foi: “Desejamos, neste ano, que esta oração seja oferecida com fervor de coração tão grande como o é exigido pela crescente urgência da necessidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas