Gaudium news > Relíquias de São Francisco de Assis e Santa Clara visitam São Paulo

Relíquias de São Francisco de Assis e Santa Clara visitam São Paulo

São Paulo (Quarta-feira, 04-10-2017, Gaudium Press) A Festa Litúrgica em honra a São Francisco de Assis é comemorada pela Igreja Católica nesta quarta-feira, 4 de outubro. No Brasil, as festividades em honra ao Padroeiro dos animais e da ecologia acontecem em várias partes do país.

Relíquias de São Francisco de Assis e Santa Clara visitam São Paulo.jpg

Em São Paulo, a Festa de São Francisco contará com a apresentação, pela primeira vez, de relíquias do Santo e de Santa Clara aos fiéis, durante Santa Missa presidida pelo Padre Juarez de Castro, às 18h30, na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora.

Entre as relíquias de São Francisco estão os pedaços de seu hábito, um fragmento ósseo e uma parte do cilício usado pelo Santo.

O fato de São Francisco usar o cilício pode ser atestado em um dos episódios considerados mais emblemáticos de sua vida, conforme narrado pelo primeiro biógrafo, Frei Tomás de Celano.

Em um dos trechos de uma de suas obras, Frei Tomás relembra da vez em que o religioso se despiu publicamente e renegou o pai. “(…) e nesse momento se vê que por baixo das vestes coloridas o homem de Deus trazia um cilício com que castigava sua carne”.

Por sua vez, as relíquias de Santa Clara que também serão expostas na paróquia paulista são os fragmentos de cilício, túnica, manto e cabelos.

O responsável pela custódia desses relicários, Fábio Tucci Farah, é cavaleiro guardião de relíquias da Internacional Crusade for Holy Relics (ICHR) e diretor geral do Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI).

“Uma de minhas missões é resgatar a veneração aos santos por meio de suas relíquias. Elas não devem ficar confinadas em museus, mas estar no meio do povo”, afirmou Farah, que já levou relíquias de São Tiago Maior para a inauguração do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis, Santa Catarina.

Para Fábio, “há vários projetos em andamento, como a criação de um santuário de relíquias com a chancela da Arquidiocese de São Paulo”.

Também nesta quarta-feira, no final da celebração eucarística na Paróquia da Assunção de Nossa Senhora, haverá a bênção com as relíquias, seguida de uma oração especialmente para esta ocasião, composta pelo Padre Juarez de Castro e Fábio Farah. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas