Gaudium news > Fragmento da Cruz em que Jesus foi crucificado é mostrado em São Paulo

Fragmento da Cruz em que Jesus foi crucificado é mostrado em São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) A mostra “Relíquia: Transcendência do Corpo”, nova atração do Museu de Arte Sacra (MAS) de São Paulo, será aberta em 7 de outubro, às 11h. Na ocasião, a exposição trará um fragmento da Cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.

 Fragmento da Cruz em que Jesus foi crucificado é mostrado em São Paulo.jpg

Uma das peças da exposição faz
referência aos mártires de
Pádua, S. Umiliate M. e
data do século XVIII
Foto: Governo do Estado de
São Paulo

Composta por aproximadamente 300 peças, a mostra retrata os 21 séculos da era cristã, passando por todas as fases da história até a relíquia de São João Paulo II, falecido em 2005.

A exposição tem curadoria de Ario Borges Nunes Junior e Beatriz Vicente de Azevedo e descreve acerca do conceito de relíquia – que provém do latim “reliquiae”, palavra que designa resto, aquilo que sobrou.

Desde a antiguidade cristã, as relíquias dos mártires, que são restos mortais de santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, assim como objetos que pertenceram a eles ou estiveram em contato com seus corpos, eram consideradas pelos fiéis como mais valiosas que as pedras preciosas e extremamente estimadas que o ouro.

Fragmento da Cruz em que Jesus foi crucificado é mostrado em São Paulo (2).jpg
A relíquia de S. Paulo da
Cruz data de 1881
Foto: Governo do Estado
de São Paulo

Através desses objetos, a exposição do Museu de Arte Sacra apresenta a história do mundo ocidental com elementos materiais que testemunham, embora minimamente, uma conjunção de histórias. “É inacreditável e admirável que seja possível encontrar na nossa cidade um acervo tão rico e tão completo de relíquias que vão desde os primórdios do Cristianismo até os dias atuais”, destaca a curadora.

 Fragmento da Cruz em que Jesus foi crucificado é mostrado em São Paulo (3).jpg
Crucifixos em metal
prateado, resina e vidro
também fazem parte
da exposição
Foto: Governo do Estado de
São Paulo

A visitação a mostra tem início no dia 8 de outubro e se estende até 8 de janeiro de 2018, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (bilheteria das 9h às 16h30). Aos sábados, a entrada é gratuita. Os ingressos custam seis reais (estudantes e idosos pagam meia). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do portal do Governo do Estado de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas