Gaudium news > Círio de Nazaré tem o primeiro museu em realidade virtual do Brasil

Círio de Nazaré tem o primeiro museu em realidade virtual do Brasil

Belém – Pará (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) Os devotos que costumam acompanhar informações referentes ao Círio de Nazaré terão agora a possibilidade de sentir as vibrações e o clima festivo de uma das maiores manifestações religiosas do mundo através de um tour em 360 graus promovido pelo Museu do Círio em Realidade Virtual.

Círio de Nazaré tem o primeiro museu em realidade virtual do Brasil.jpg

A iniciativa que chegou para deixar os fiéis ainda mais em sintonia com Nossa Senhora de Nazaré proporciona experiências virtuais usando diversas tecnologias inovadoras para narrar os 225 anos do Círio, fazendo com que o público tenha a impressão de que está o mais perto possível dos festejos marianos.

Durante a visitação no Museu, os devotos podem conferir tanto a história do Círio quanto trechos das principais procissões da festividade, exposições fotográficas e curiosidades sobre os mantos da Santa, além de ver de perto a Imagem da Rainha da Amazônia.

O Museu do Círio em Realidade Virtual é o primeiro do Brasil e promete aos devotos um passeio interativo e repleto de emoções por meio da apresentação dos símbolos da festividade, que são o manto, a corda, a berlinda, os peregrinos, os votos, os carros de milagres e os demais ícones das procissões.

Além disso, a exposição intitulada “Retratos da Fé”, que consiste no primeiro documentário filmado em 360 graus, traz relatos de sete fotógrafos que vivenciaram momentos inesquecíveis durante várias coberturas fotográficas das procissões do Círio.

A criação do projeto

Círio de Nazaré tem o primeiro museu em realidade virtual do Brasil.jpeg

O museu virtual do Círio foi criado em parceria entre as Produtoras Loot Interactive, de Los Angeles, Estados Unidos, e Delta Studios, de Belém do Pará.

De acordo com Carlos Waldney, empresário e diretor da Delta Studios, este é um projeto inovador no Brasil. “Eu sempre quis fazer um produto onde eu pudesse contar a história do Círio e fazer com que a pessoa consiga acompanhar de uma forma real, fazendo essa pessoa imergir na história. A imersão proporciona uma sensação única e incomparável: de se sentir em um local como se realmente estivesse lá. E isso é proporcionado pela tecnologia que filma em 360 e com uma técnica que nós temos aqui na Delta Studios”, ressaltou.

O diretor da Festa do Círio, Roberto de Souza, revelou que todos os envolvidos na organização e nesta iniciativa virtual estão felizes com o resultado final. “Nem sempre as pessoas conseguem vir a Belém para acompanhar o Círio. E o Museu do Círio em realidade virtual vai oferecer esta oportunidade para que, em qualquer lugar do nosso planeta, as pessoas possam sentir as emoções do Círio. Este é mais um produto para divulgar a beleza e grandiosidade que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”.

Por sua vez, Danilo Moura, que é paraense e trabalha como diretor de projetos de realidade virtual na Loot Interactive, lembrou que o Museu do Círio em Realidade Virtual foi criado a partir de uma técnica chamada “fotogrametria”, uma espécie de holograma no qual os objetos são trazidos para a realidade virtual de forma foto realista.

Inauguração da iniciativa

Círio de Nazaré tem o primeiro museu em realidade virtual do Brasil (3).jpegNa abertura oficial do 225º Círio de Nazaré, realizada na última terça-feira, 3 de outubro, na Basílica Santuário de Nazaré, a novidade foi anunciada pelo diretor da Festa para centenas de pessoas.

O público presente naquele momento não se conteve de emoção ao visitar o Museu do Círio em Realidade Virtual e relembrar as histórias das edições anteriores dos festejos em honra a Mãe Santíssima.

Autoridades civis e eclesiásticas, assim como membros da diretoria da festividade conferiram alguns trechos da história do Círio e das principais procissões da edição de 2016, além das exposições fotográficas e curiosidades sobre os mantos da Santa. Também puderam conferir de perto a Imagem Peregrina de Nossa Senhora.

Outras experiências virtuais

No ano passado, houve a primeira experiência de gravação em 360 graus. Posicionada no interior do Núcleo da Berlinda, uma câmera captou imagens diversas que registraram a emoção dos fiéis ao longo das homenagens realizadas nas procissões em memória da Padroeira.

Ao ser disponibilizado na fanpage do Círio 360º no Facebook, o material fotográfico gerou um alcance de mais de 130 mil acessos somente na primeira semana após a festividade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do site do Círio de Nazaré

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas