Gaudium news > Participantes da Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais recebidos pelo Papa

Participantes da Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais recebidos pelo Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-10-2017, Gaudium Press) Os Patriarcas e Arcebispos Maiores que participam da Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais, foram recebidos em Audiência pelo Papa Francisco na manhã de hoje.

A Plenária está sendo realizada por ocasião do centenário do dicastério para as Igrejas Orientais e do Pontifício Instituto Oriental e teve seu início também nesta segunda-feira, 09/10, no Vaticano.

Palavras do Papa

Ao dirigir-se aos participantes da Plenária, o Papa Francisco sublinhou em suas palavras: “A solicitude por todas as Igrejas também se manifesta através da comunhão hierárquica com o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro. O ser Bispo de Roma é o fundamento do ministério petrino, que é serviço de presidência à caridade e na caridade”.

Servus servorum Dei

Francisco afirmou aos Patriarcas e Arcebispos Maiores que está “convencido de que é preciso impelir e valorizar na Igreja o vínculo que une a colegialidade ao primado petrino, a fim de exercer um ‘primado diaconal’, o de Servus servorum Dei”.

Bons Bispos

Destacando as tarefas do Sucessor de Pedro, o Santo Padre citou uma delas recordando o episódio da eleição do apóstolo Matias: uma destas tarefas é “a de garantir bons bispos para as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”.

“Peço-lhes para que colaborem nesse serviço tão importante a fim de encontrar homens adequados para esse ministério”, disse o Pontífice, para concluir suas palavras. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas