Gaudium news > Sacerdote de Minas Gerais é declarado venerável pelo Vaticano

Sacerdote de Minas Gerais é declarado venerável pelo Vaticano

Redação (Quarta-feira, 11-10-2017, Gaudium Press) O sacerdote brasileiro Donizetti Tavares de Lima teve suas virtudes heroicas reconhecidas pela Congregação para as Causas dos Santos, que divulgou nesta terça-feira, 10 de outubro, o decreto assinado pelo Papa Francisco que autoriza a continuidade deste processo que futuramente pode concretizar a canonização do presbítero.

Sacerdote de Minas Gerais é declarado venerável pelo Vaticano.jpg

Com o reconhecimento dos cardeais, bispos e teólogos do Vaticano, Padre Donizetti recebeu o título de venerável, considerado o reconhecimento de que o sacerdote viveu em grau heroico as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, assim como as virtudes cardeais da prudência, fortaleza, temperança e justiça.

Também foi comprovado que o religioso viveu virtuosamente os votos evangélicos da pobreza, obediência, castidade e humildade.

O decreto permite ainda que a causa de beatificação do padre brasileiro, iniciada em 1992, cumpra sua última etapa, que é a confirmação do milagre.

O reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, no interior paulista, e vice postulador do processo de Beatificação do presbítero mineiro, Padre Anderson Godoi de Oliveira, ao saber da notícia, declarou:

“Hoje (no caso, ontem, 10 de outubro) fomos surpreendidos pela graça de Deus: Padre Donizetti se tornou Venerável. Recebemos essa feliz notícia no mesmo dia em que o Papa Francisco enviou uma mensagem de saudação a todos os brasileiros, por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Padre Donizetti era devoto da Mãe Aparecida, que se faz presente neste momento tão especial. A nossa família está em festa”, disse o sacerdote.

Viveu de maneira simples e humilde seu ministério sacerdotal

Sacerdote de Minas Gerais é declarado venerável pelo Vaticano (2).jpgNascido no dia 3 de janeiro de 1882, na cidade de Cássia, Minas Gerais, o religioso tomou a decisão de seguir o sacerdócio após completar 21 anos. Logo, matriculou-se no curso de Filosofia do Seminário de São Paulo.

Após concluir seus estudos eclesiásticos na cidade mineira de Pouso Alegre, no mesmo local se tornou sacerdote em 12 de julho de 1908. Durante o momento de sua ordenação, Padre Donizetti fez votos de pobreza a fim de viver de maneira simples e humilde seu ministério, exercendo seu sacerdócio a serviços dos mais necessitados.

Ao chegar à cidade paulista de Tambaú em 12 de junho de 1929, o sacerdote passou a morar em uma casa modesta. No município, realizou diversas obras sociais, entre elas, o Asilo São Vicente de Paulo e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Tambaú.

Além disso, Padre Donizetti foi o responsável pela criação da Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.
Conhecido como o “padre milagreiro de Tambaú” na década de 1950, em razão das graças, conversões e milagres de curas atribuídos à sua intercessão, ele mesmo atribuía seus feitos a Nossa Senhora Aparecida, por quem nutria devoção particular.

Naquela época, era comum que devotos e romeiros de várias partes do Brasil viajassem a Tambaú com a intenção de pedir uma bênção especial e agradecer as graças alcançadas.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, aliás, foi construído através do sonho de Padre Donizetti de erguer uma Igreja dedicada à Virgem Maria.

Em 16 de junho de 1961, o sacerdote de origem humilde faleceu na Casa Paroquial de Tambaú, hoje conhecida como a Casa Museu de Padre Donizetti, aberta à visitação. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas