Gaudium news > Espanha celebra a festa de Nossa Senhora do Pilar

Espanha celebra a festa de Nossa Senhora do Pilar

Zaragoza – Espanha (Sexta-feira, 13-10-2017, Gaudium Press) Na última quinta-feira, 12 de outubro, Dom Vicente Jiménez Zamora, Arcebispo Metropolitano de Zaragoza, presidiu uma Missa em comemoração ao dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Zaragoza, da Guarda Civil e Rainha das Espanhas.

Espanha celebra a festa de Nossa Senhora do Pilar.jpg

Durante sua homilia, o prelado destacou Nossa Senhora como coluna e pilar da Fé. “Estamos reunidos em torno da mesa da Eucaristia, nesta grandiosa Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar convertida nestes dias na arca de salvação e porta do céu, em perfume de gratidão da oferenda de flores e incensário de orações marianas (…) Maria se fez coluna ou pilar de nossa Fé. Morada que tem a Deus no centro e que não vacila, casa do Senhor que Deus encheu com sua presença; casa de ouro, adornada pelo Espírito Santo com toda classe de virtudes; palácio real, resplandecente pelo fulgor da Verdade, na qual habitou o Rei dos reis; cidade santa que alegra as águas do rio Ebro, o rio da Fé”.

Fazendo eco das palavras que disse São João Paulo II quando visitou Nossa Senhora do Pilar em 1982, Dom Jiménez Zamora, disse que a herança da Fé mariana, que permaneceu por gerações, será não apenas uma recordação do passado, mas um ponto de partida até Deus: “As orações e sacrifícios oferecidos, o palpitar vital de um povo, que expressa diante de Maria suas seculares alegrias, tristezas e esperanças, são pedras novas que elevam a dimensão sagrada de uma Fé Mariana”.

Neste sentido, o Arcebispo de Zaragoza expressou que a Igreja convida hoje a elevar o olhar e o coração para Maria, a Mãe: “acudir, cheios de esperança, diante da sagrada coluna e bendita imagem coroada de Nossa Senhora do Pilar, que está perto de Deus e perto dos homens. Desde o céu não se desentende de seus filhos da terra. Aqui tem seu Santuário. Maria escolheu e santificou este lugar com sua presença, para que nele resida seu nome para sempre”.

Expressou que Nossa Senhora do Pilar, “nos ajuda a não deixar-nos dominar pelo medo e a desesperança diante das dificuldades atuais do secularismo e da indiferença religiosa, e nos anima a comprometer-nos na construção de um mundo novo em paz e reconciliação; sem violência e terrorismo; nos impulsiona a trabalhar por uma sociedade mais fraterna e solidária”.

Concluiu expressando que Maria convida a colocar a esperança em Deus, e que Ela evoca o “sabor do lar”.

“Celebrar a memória de Santa Maria do Pilar é afirmar que ‘no coração e na vida de nossos povos bate um forte sentido de esperança, não obstante as condições de vida que parecem ofuscar toda esperança'”, acrescentou mencionando palavras do Papa Francisco.

Após a Eucaristia se levou a cabo a procissão em honra à padroeira de Zaragoza pelo exterior do templo, e se lançou a “Missa aragonesa em honra de Nossa Senhora do Pilar”, do maestro José María Berdejo Marín. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas