Gaudium news > Existem 38 santuários dedicados a Mãe Aparecida pelo Brasil, diz levantamento

Existem 38 santuários dedicados a Mãe Aparecida pelo Brasil, diz levantamento

Redação (Segunda-feira, 16-10-2017, Gaudium Press) De acordo com um levantamento feito pela redação do portal A12, existem 38 santuários – contando com a Basílica da Mãe Santíssima na cidade de Aparecida – dedicados a Padroeira do Brasil pelo país.

Existem 38 santuários dedicados a Mãe Aparecida pelo Brasil, diz levantamento.jpg

Na cidade de São Paulo, são diversos os santuários que homenageiam a Mãe Aparecida. A exemplo disso, está a igreja pertencente à Diocese de Jundiaí, que foi elevada a dignidade de templo diocesano no dia 22 de dezembro de 1992.

Desde aquela época, um extenso número de fiéis procurava diariamente a igreja de Jundiaí a fim de pedir a intercessão e agradecer as bênçãos recebidas pela Mãe Maria.

Já o Santuário Nossa Senhora Aparecida, no município paulista de São Manuel, localizado no Distrito de Aparecida de São Manuel, é considerado o segundo templo dedicado a Padroeira do Brasil. A história de devoção teve início por volta de 1840, sendo que em 1858 foi inaugurada no local a primeira capela dedica a Mãe Santíssima.

Com o aumento do número de fiéis que vinha procurar o lugar, houve a necessidade de se construir uma nova igreja, inaugurada em fevereiro de 1911 e elevada a Santuário em 15 de agosto de 1913. Neste ano, o espaço tornou-se também o primeiro santuário da Diocese de Botucatu.

Além desses exemplos citados pela A12, a Gaudium Press listou outro santuário em honra a Nossa Senhora Aparecida. Situado na cidade de Tambaú, foi criado através de um sonho do Padre Donizetti Tavares de Lima – que recentemente teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo Vaticano.

Naquele tempo, o sacerdote tinha o desejo de construir uma igreja que homenageasse a Padroeira do Brasil, entretanto, não pode concretizá-lo devido a sua morte. Mais tarde, uma comissão iniciou as providências para a construção do novo templo.

Antes, houve a criação da Paróquia de Tambaú, sob a invocação de Santo Antônio, no dia 14 de maio de 1902. Quando o Padre Donizetti assumiu a comunidade, encomendou a réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida para colocar na Igreja Matriz.

Em 1929, um incêndio provocado por um curto circuito desmoronou as estruturas da igreja. Das 23 imagens que havia no local, restou apenas a imagem da Padroeira do Brasil, que estava intacta e foi retirada pelo sacerdote.

Diante daquele trágico episódio, o Padre Donizetti prometeu construir um santuário para a Virgem Santíssima. Mas seu desejo só foi concretizado após seu falecimento, aos 79 anos.

O lançamento da pedra fundamental do Santuário Nossa Senhora Aparecida ocorreu no dia 1º de novembro de 1961. O término foi no ano de 1966.

Nesta mesma igreja, que faz parte da Diocese de São João da Boa Vista, estão os restos mortais do Servo de Deus. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12 e Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas