Gaudium news > Alegria do Encontro com Jesus Cristo: tema da Semana Nacional da Educação Cristã

Alegria do Encontro com Jesus Cristo: tema da Semana Nacional da Educação Cristã

Lisboa – Portugal (Sexta-feira, 20-10-2017, Gaudiu Press) De 29 de outubro a 5 de novembro, promovida por organismos de pastorais da Igreja Católica em Portugal, será realizada de 29 de outubro a 5 de novembro a Semana Nacional da Educação Cristã 2017.

A intenção é apresentar o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo como a marca distintiva da proposta católica:

“A essência da lei, o segredo da vida, está no total e incondicional amor a Deus, como condição e medida para o igualmente indispensável amor ao próximo. Amemos assim, e veremos o que será de nós”, é o que diz a nota pastoral publicada e distribuída pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina Fé (CEECDF).

A Alegria do Encontro com Jesus Cristo

Os responsáveis católicos sublinham o fascínio que a pessoa e o ensinamento de Jesus continuam a exercer sobre as novas gerações, e sublinham a importância das celebrações e da leitura da Bíblia para reforçar nos jovens cristãos este “encontro” com Cristo.
“Sim, quem se não deixa fascinar e atrair por alguém que deu a vida por todos nós?! Alguém que, desse modo, nos abre o caminho para a mesma vitória, numa vida sem fim! Diz-nos S. Paulo, como palavra digna de fé: Se com Ele morremos, também com Ele viveremos (2 Tim 2, 5). Afirma a nota da CEECDF.

E assim, justificando a catequese, a nota continua falando da alegria e do amor do encontro com Jesus: Ele vem ao nosso encontro.
“A iniciativa parte sempre d’Ele. Foi o Ressuscitado, que apareceu a Maria Madalena, que se apresentou no meio dos discípulos, que se aproximou dos dois que iam para Emaús, que envolveu Paulo numa luz intensa, quando ia para Damasco a perseguir os cristãos (At 9, 1-22).

Mais adiante a nota do CEECDF continua expressando o amor de Jesus por nós e justificando a Alegria do encontro com Jesus Cristo:
O que então iniciou, continua a fazê-lo. Continua a chamar-nos pelo nome, quando, pelo Batismo, nos acolhe na sua Igreja, e, pelo Crisma, nos confirma com seu Espírito. Continua a alimentar-nos e a unir-nos em comunhão com a oferta do seu Corpo e Sangue, na Eucaristia.
Ele vem ainda ao nosso encontro na Sagrada Escritura, que d’Ele e em que Ele nos fala, sobretudo se escutada em ambiente de oração, como nas celebrações litúrgicas ou nos encontros de catequese. Vem ao nosso encontro pelos sacramentos, não só da iniciação cristã, mas também da cura, para nos perdoar e confortar, e do serviço, para nos unir em comunhão. Vem ao nosso encontro na vivência do amor que nos une em Igreja e nos leva a dar-nos sobretudo aos mais carenciados, de quem se fez irmão: O que fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes (Mt 25, 40).

O texto conclui-se com uma referência ao encerramento do Centenário das Aparições, em Fátima: 

“Que Maria, Mãe e Serva do Senhor, na conclusão do centésimo aniversário das suas aparições em Fátima, nos ajude a saborear a alegria deste encontro”. (JSG)

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas