Gaudium news > Igreja no Brasil celebra em 2018 os 40 anos da restauração da Imagem de Aparecida

Igreja no Brasil celebra em 2018 os 40 anos da restauração da Imagem de Aparecida

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 23-10-2017, Gaudium Press) Os devotos marianos comemorarão em 2018 os 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na época, a Mãe Santíssima sofreu um atentado, tendo sido quebrada em mais de 200 pedaços.

Igreja no Brasil celebra em 2018 os 40 anos da restauração da Imagem de Aparecida.jpg

De acordo com o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, essa é uma data que precisa ser celebrada, uma vez que é como se a Nossa Senhora tivesse sido reencontrada.

“No próximo ano nós temos os 40 anos da restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, 1978-2018, então também é algo que precisa ser celebrado. Nossa Senhora renasceu das águas praticamente, ela foi reencontrada a partir de uma realidade difícil, ela foi dada novamente ao povo brasileiro”, destacou o reitor.

A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 16 de maio de 1978, quando foi quebrada em mais de 200 pedaços. Naquele tempo, a Virgem Santíssima foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). No local, o fundador, professor Pietro Maria Bardi, a encaminhou à artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni, que por sua vez, realizou um intenso trabalho de reconstituição.

Então, a Imagem foi restaurada, regressando ao Santuário Nacional de Aparecida em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto do mesmo ano, causando momentos de emoção a uma multidão que esperava pela Mãe Aparecida enquanto lotava o entorno da Basílica e da Rodovia Presidente Dutra.

“Para mim, existe o antes e o depois do restauro da Imagem. Sinto-me muito abençoada porque nenhum trabalho me deu tanta satisfação quanto aquele. Passados 39 anos, ainda percebo o retorno da esperança que a Imagem proporcionou a mim e toda a população”, contou Maria Helena.

A restauradora agradece a Deus a graça de ter reconstruído o símbolo da devoção mariana. “Fiquei muito assustada no início. A Imagem estava despedaçada, principalmente a parte da cabeça. Além das dificuldades técnicas, estava lidando com uma peça de arte produzida em terracota (barro cozido)”, lembrou.

“Nossa Senhora representa muito para mim. As pessoas sempre me perguntam como me sinto por ter feito aquele trabalho. Respondo que tenho consciência do que fiz, mas procuro não me envaidecer. Isso vai muito além da compreensão, porque Deus achou por bem que eu desse às pessoas a satisfação de ver reconstruída a Imagem da Padroeira do Brasil”, concluiu.

No ano de 2012, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado), de São Paulo, e continua exposta no nicho do Santuário Nacional, sendo visitada por aproximadamente 12 milhões de devotos anualmente. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas