Gaudium news > Em Alagoas, Carmelitas da Ordem Terceira comemoram 88 anos

Em Alagoas, Carmelitas da Ordem Terceira comemoram 88 anos

Maceió – Alagoas (Segunda-feira, 23-10-2017, Gaudium Press) Os membros da Ordem dos irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo comemoraram os 88 anos de fundação do Sodalício de São José – mais conhecido como a Ordem Terceira do Carmo – em Alagoas. É a terceira na ordem hierárquica dos Carmelitas por ser formada por leigos.

 Em Alagoas, Carmelitas da Ordem Terceira comemoram 88 anos.jpg
Fotos: Italo Campina/Pascom Menino Jesus

De acordo com o prior interino, Sidcley Leite, “para nós é uma alegria imensa e não abrange apenas os membros atuais, mas todos os fundadores do Sodalício, que há 88 anos fizeram esse ato na Catedral Metropolitana. E desde esse tempo, Nossa Senhora vem derramado graças. Nos tornamos herdeiros de grande obra e espiritualidade, que é a do Carmo”.

Atualmente, a Paróquia Menino Jesus de Praga é a sede provisória da Ordem, que possui como inspirador o profeta Elias, conforme explicou Sidcley. “Essa Ordem nasceu a partir de um grupo de cruzados que vinham a Jerusalém e ao conhecer o Monte Carmelo e a gruta onde ficou o profeta Elias, eles resolveram não voltar mais à Europa. Desses cruzados nasceu a Ordem do Carmo, que a princípio era eremita, mas depois ao partirem para a Europa, fugindo da perseguição, tomaram a nova realidade de mendicantes”, disse.

Durante a missa de ação de graças, membros da Ordem participaram da procissão de entrada na Igreja Matriz trazendo a Imagem de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira dos Carmelitas. Por sua vez, os leigos da Ordem Terceira assumiram as leituras e o ofertório, além da animação litúrgica com cantos gregorianos.

Em Alagoas, cerca de 30 católicos seguem a Ordem, tanto homens quanto mulheres, solteiros ou casados, que se tratam como irmãos a fim de viver a busca da santidade através dos sacramentos, da vivência do evangelho e em favor de Jesus Cristo.

A Ordem Terceira dos Carmelitas, em seus 88 anos, percorre um processo de “refundação”, vista pelos membros como “um momento de transição, pois era uma ordem um pouco fechada e hoje nós a tornamos aberta a todos, por que todo cristão batizado está apto à santidade. E isto aumenta nossa responsabilidade, além de ser desafiante, mas confiamos em Nossa Senhora e tudo com Ela vai à frente”, segundo Sidcley.

Oriunda provavelmente do século Xl, a Ordem nasceu quando no Monte Carmelo o profeta Elias derrotou os profetas de Baal na cidade de Haifa, em Israel.

A Ordem é internacional e é dirigida por um Prior Geral. No Brasil, se divide em três províncias, estando Alagoas ligada à Província Carmelitana Pernambucana, que também possui um prior a quem os membros devem obediência. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas