Gaudium news > “Concerto Sacro Itinerante” percorre comunidades alagoanas

“Concerto Sacro Itinerante” percorre comunidades alagoanas

Maceió – Alagoas (Terça-feira, 24-10-2017, Gaudium Press) O Coro Prisma de Maceió realiza no próximo dia 26 de outubro o “Concerto Sacro Itinerante”, marcado para às 20h, na Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro do Vergel do Lago. O evento tem o intuito de promover a difusão e a apresentação da música vocal erudita na capital, assim como nas cidades do interior alagoano.

Concerto Sacro Itinerante percorre comunidades alagoanas.jpg

O fundador e regente do Coro Prisma há 27 anos, Gustavo Campos, afirmou que o concerto, que tem quatro apresentações agendadas, levará a música erudita tanto ao público da capital quanto aos moradores do interior.

Após a estreia na Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, comunidade na qual o coro nasceu, o concerto será apresentado nas cidades de São Miguel dos Campos e Matriz de Camaragibe.

Além de promover e difundir a música vocal erudita de forma gratuita às comunidades selecionadas neste projeto, em uma primeira etapa, o conteúdo do programa será apresentado de forma didática e acessível.

“Embora concertos e projetos individuais sejam apresentados, principalmente na capital do Estado, é no interior que este gênero musical padece do maior desconhecimento por uma quase total parcela da população. Seja por uma questão de educação formal, como também por falta de políticas públicas voltadas à difusão da música erudita”, declarou Eduardo Xavier, um dos solistas e preparador vocal da iniciativa.

O “Concerto Sacro Itinerante” é regido pelo Maestro Gustavo, com sete solistas, um organista e um coro de aproximadamente 20 integrantes, e apresenta um programa com duração de 1h10 que reúne composições de nomes renomados da música erudita, entre eles, Giuseppe Verdi, Jacob Arcadelt, Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Handel, Cesar Franck e Luis Álvares Pinto.

Desta forma, Gustavo acredita que a iniciativa do “Concerto Sacro Itinerante” pode ser um modelo para que outros projetos nesse formato sejam concretizados em todo o Estado de Alagoas, “propondo educação, cultura, dignidade aos cidadãos e, sobretudo, a cultura da paz aliada à cultura do belo para o bem do nosso povo alagoano”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas