Gaudium news > Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim anuncia mostra de presépios

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim anuncia mostra de presépios

Turim – Itália (Quarta-feira, 25-10-2017, Gaudium Press) A poucos meses do Natal, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora de Turim prepara uma especial mostra de presépios. A iniciativa, que chega à sua 18ª edição, ocorrerá na Cripta do templo, casa mãe da Família Salesiana, a partir da sexta-feira, 08 de dezembro até o dia 07 de janeiro de 2018.

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim anuncia mostra de presépios (1).jpg

“O Natal está próximo, e com ele a composição do presépio que, com o tempo, se converteu em uma tradição não apenas italiana, mas também ocidental. Recordando o nascimento de Cristo, cada família cristã cria um clima de festa e de alegria em espera de um evento que, com sua excepcionalidade, deixou um sinal indelével: Deus que se inclina ao homem, para comunicar-se através do corpo”, dizem os salesianos do Piamonte italiano.

A exposição contará com representações do Natal procedentes de todo o mundo, que foram emprestadas ou doadas por diferentes colecionadores e artistas, que preservam esta tradição entre várias gerações, sobretudo aqueles presépios que são completas obras artesanais.

Parte da mostra incluirá por volta de 200 presépios que pertencem ao Centro Salesiano de Documentação Histórica e Popular Mariana -Museu Mariano Salesiano-, que se encontra na cripta da Basílica de Nossa Auxiliadora. Tais presépios são de diferentes formas, medidas, materiais e diversos estilos tradicionais e modernos, inclusive alguns contam com movimento.

“Aqui se recolhe, se cataloga e oferece aos visitantes e investigadores tudo aquilo que possa documentar a história da devoção que o povo cristão alimentou à Mãe de Deus”, destaca nota de imprensa sobre o Museu Mariano.

A ideia da exposição nasceu do salesiano Don Morra, que a dirigiu por vários anos. Tempos depois, sob a orientação de Dom Alberto Guglielmi, a mostra se dividiu por áreas geográficas: Europa, América, África e Ásia.

A mostra também oferece a possibilidade para que artistas e artesãos participem na qualidade de expositores com sua própria obra de Natal, em várias áreas: pintura, escultura e bordados à mão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas