Gaudium news > Santuário de Aparecida registra números positivos após Ano Jubilar Mariano

Santuário de Aparecida registra números positivos após Ano Jubilar Mariano

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 31-10-2017, Gaudium Press) Neste ano, os fiéis brasileiros de várias partes do país celebraram o Ano Jubilar Mariano, instituído em 12 de outubro de 2016 até 11 deste mês e ano por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Santuário de Aparecida registra números positivos após Ano Jubilar Mariano.jpg

Os festejos na cidade paulista que leva o nome da Padroeira do Brasil, em especial, refletiram positivamente no Santuário Nacional, que acolheu diversas ações a fim de reverenciar a memória da Mãe Santíssima.

Durante o período festivo, de 12 de outubro de 2016 até 12 de outubro deste ano, a Basílica de Aparecida acolheu 12.834.019 peregrinos.

Além disso, milhões de fiéis acolheram em suas cidades a visita da Imagem Jubilar, que percorreu cerca de 250 circuncisões eclesiásticas em todo o Brasil.

Diversos eventos foram promovidos pelo Santuário Nacional para celebrar esta data, como uma exposição itinerante, que percorreu cinco cidades do Vale do Paraíba e ainda passará por mais três, contando por meio de fotos a história da devoção à Padroeira do Brasil.

A mostra também pode ser conferida no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), que recebe desde o dia 21 de setembro as fotos da Virgem Maria tanto em seu prédio quanto em sua sala no Metrô Tiradentes. Em ambos os locais, a exposição segue até 20 de novembro.

De acordo com o reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, as festividades e ações pelos 300 anos de Aparecida fazem parte de “um tempo de muito envolvimento eclesial”.

“Este projeto abraçou e foi abraçado pelo Brasil tanto pelas circuncisões eclesiásticas quanto pela classe artística. Diversas instâncias dos poderes executivo e legislativo também realizaram homenagens à Padroeira. O que se destaca, entretanto, é a participação dos devotos, que neste tempo especial não mediram esforços para estar aqui ou acompanhar a movimentação pelos meios de comunicação”, ressaltou o Padre João Batista.

Outros dados

Segundo informações da concessionária que administra a Via Dutra, uma das principais rotas de acesso à Aparecida, de 1º de setembro até 15 de outubro passado, aproximadamente 20 mil romeiros caminharam até a Basílica Nacional. Os números representam um aumento de 114% de peregrinos, isso se comparados ao mesmo período de 2016.

Por sua vez, na administração dos sacramentos durante os meses de outubro de 2016 a setembro de 2017, nas 788 celebrações de Batismo administradas na Capela do Santuário, foram batizadas 3.022 crianças e 81 adultos.

No mesmo intervalo de tempo, 315.190 peregrinos buscaram o sacramento da Reconciliação através da confissão.

Durante as missas, celebradas ao menos seis vezes por dia, foram distribuídas 4.074.500 comunhões.

Já a Festa da Padroeira, de 1º a 12 de outubro de 2017 no Santuário, recebeu cerca de 631 mil fiéis ao longo do novenário e festividades. Apenas no dia da Padroeira do Brasil, foram 177 mil pessoas, 37 mil a mais do que o registrado em 2016.

Novidades

A partir de 2018, o Santuário Nacional celebrará no dia 12 de cada mês o chamado Dia Nacional Mariano, com a intenção de recordar aos católicos a importância e a força da devoção a Nossa Senhora, bem como explicar o lugar da Mãe de Jesus na história da salvação.

Atividades formativas para os fiéis também estão sendo pensadas ao decorrer do ano, sobretudo aos finais de semana, quando há uma concentração maior de peregrinos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas