Gaudium news > Salesianos celebram 125 anos de presença no México

Salesianos celebram 125 anos de presença no México

México – Cidade do México (Sexta-feira, 03-11-2017, Gaudium Press) A Família Salesiana no México está em festa: em 2017 se completam 125 anos da chegada dos missionários salesianos ao país, fato que ocorreu em dezembro de 1892.

Salesianos celebram 125 anos de presença no México.jpg

Para celebrar este acontecimento, ao longo deste ano jubilar ocorreram várias atividades nas casas salesianas presentes em todo México, a mais recente ocorreu no dia 21 de outubro na cidade de Querétaro com uma Jornada Espiritual no Instituto Salesiano Marciano Tinajero e Estrada. O evento transcorreu em torno de dinâmicas de grupo, conferências sobre o início da missão salesiana no país, atividades lúdicas e especialmente a celebração Eucarística.

Momento importante também foi o Congresso Nacional “125 anos no México, vivendo o carisma de Dom Bosco”, organizado pela Inspetoria Salesiana “Nossa Senhora de Guadalupe” de 12 a 14 de maio no Instituto Dom Bosco da Cidade do México, com a participação das diversas realidades salesianas presentes no país, entre elas os grupos da Família Salesiana e os Jovens do Movimento Juvenil Salesiano.

Durante o congresso, os participantes refletiram sobre os desafios que enfrentam hoje os jovens e as famílias, e como se pode tocar em frente o carisma salesiano. O encerramento ocorreu no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

Antes do congresso, os salesianos no México contaram com a presença do Reitor Mor, Padre Ángel Fernández Artime, que chegou ao país latino-americano para comemorar também o 125º aniversário da presença do carisma de Dom Bosco.

Foi no dia 02 de dezembro de 1892 quando os missionários salesianos, procedentes de Turim chegaram ao México. Participavam desta missão o Padre Ángel Piccono, o Padre Rafael Pipperni, o Padre Simón Visentainer, o clérigo Agustín Osella e o Salesiano Coadjutor Pedro Tagliaferri, que foram convidados pelo primeiro sucessor de São João Bosco, o Beato Miguel Rúa.

Os missionários ingressaram no país vestidos de civis, já que no país estava proibido usar batina. “Iniciaram assim a aventura salesiana no México (…) Os salesianos chegam como uma opção de vida eclesial, laboriosa identificada com os que menos tem”, destacavam no boletim salesiano.

Os missionários partiram de Turim no dia 19 de outubro de 1892, seguindo a rota para San Juan, Porto Rico, La Habana, Progreso, Yucatán, Veracruz e Cidade do México.

Mas antes de sua chegada, o carisma de Dom Bosco estava presente com os Cooperadores Salesianos que fizeram possível a chegada ao México dos primeiros religiosos. Foram eles, com a ajuda do então Arcebispo Pelayo Labastida, que fizeram o pedido de envio dos missionários à Don Miguel Rua, que prometeu enviar aos salesianos assim que fosse possível.

Enquanto isto ocorria os cooperadores impulsionaram a primeira casa salesiana no México, que foi inaugurada no dia 04 de fevereiro de 1890, nomeando Dom Rua a Dom Ángel L. como seu diretor, de maneira provisória, até a chegada dos religiosos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas