Gaudium news > “Dor e sofrimento: interpretações, sensações e cuidados”: tema do Congresso Camillianum

“Dor e sofrimento: interpretações, sensações e cuidados”: tema do Congresso Camillianum

Roma (Segunda-feira, 06-11-2017, Gaudium Press) “Dor e sofrimento: interpretações, sensações e cuidados” foi o tema do Congresso Internacional que inaugurou o ano acadêmico do Instituto Camillianum de Roma.

6 11Dor e sofrimento interpretações, sensações e cuidados.jpg

O Congresso Internacional teve seu início marcado com uma celebração eucarística presidida pelo Superior Geral do Instituto Camillianum Padre Léocir Pessini.

O Congresso se insere nas comemorações dos 30 anos de atividade acadêmica do Instituto Internacional de Teologia Pastoral Sanitária Camillianum, com o objetivo de promover o sentido cristão do sofrimento em um contexto cultural pluralista.

A fé, longe de ser um ponto de chegada silencioso, representa o horizonte da esperança, o compromisso de buscar condições que ajudem a acalmar a dor. Mesmo para o sofrimento cristão não permite explicações, mas oferece a resposta do amor à luz da Cruz de Cristo, que não é compaixão por sofrimento, mas sim expressa a vontade de sofrer.

Estamos chamados a aprender com a finitude a coragem de quem não foge e implementa todos eles ferramentas para aliviar o sofrimento humano. O sentido cristão do sofrimento é proximidade, compaixão, mas também respostas organizadas que combinam as qualidades humano com habilidades profissionais.

O Congresso

Foram dois dias de encontro realizados na Sala Magna do Instituto, com a participação, entre outros de Dom Vincenzo Paglia, Presidente da Pontifícia Academia Pro-Vida, Dom Enrico dal Covolo, Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Lateranense, que proferiu na manhã do primeiro dia a “Lectio Magistralis” que teve como título: “O escândalo da dor, ainda no livro de Jó”.

Outros notáveis ex-alunos ofereceram sua contribuição para o brilhantismo do Congresso: Dom Marco Brunetti, bispo da cidade piemontesa de Alba e Jesus Martínez Carracedo, sacerdote e Diretor dos Escritórios para a Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal Espanhola.

Etapas do Congresso

O Congresso foi dividido em cinco sessões, entre elas aquelas dedicadas ao “Sofrimento: interpretação e sentido”; “Os lugares do sofrimento: lugares camilianos e centro de gravidade da Igreja”; “A formação do Camillianum: testemunhos dos ex-alunos” e “O cuidado da saúde na era digital”.

O Instituto de Teologia Pastoral Camillianum

O Instituto Internacional de Teologia do Cuidado Pastoral Camillianum é um centro de pesquisa para o segundo (licenciado) e terceiro ciclo (doutorado) de teologia. Ele pertence à Ordem dos Ministros de Doentes.

A especificidade do treinamento acadêmico de Camillianum é harmonizar a reflexão sobre os fundamentos ontológicos do ser humano e a atenção à concretude da condição humana para propor uma “nova síntese humanística” (Caritas in veritate, 21), necessária para a humanização do mundo da saúde.

O Instituto está incorporado à Faculdade de Teologia Sagrada da Pontifícia Universidade Lateranense. Ele está ordenado de acordo com as regras estabelecidas pela Constituição Apostólica “Sapientia Christiana” e suas “Ordinationes”, e é regido pelos Estatutos aprovados pela Santa Sé em 23 de junho de 2012.

O Camillianum aprofunda as questões da saúde humana e do sofrimento em seus diversos aspectos: bíblico, teológico, pastoral, espiritual, filosófico, ético, psicológico, sociológico e histórico. Através desta “visão orgânica” (ver Dolentium hominum, 4), o Instituto se prepara para o encontro salvífico com o homem, considerado em sua unidade e com seus problemas específicos, no caminho do sofrimento (ver Salvifici doloris, 3 ). (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas