Gaudium news > Festa de Nossa Senhora da Apresentação em Natal celebra sua 264ª edição

Festa de Nossa Senhora da Apresentação em Natal celebra sua 264ª edição

Natal – Rio Grande do Norte (Segunda-feira, 06-11-2017, Gaudium Press) A Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, será comemorada pelos devotos potiguares.

Festa de Nossa Senhora da Apresentação em Natal celebra sua 264ª edição.png

A 264ª edição da festividade religiosa tem início no dia 11 de novembro e segue até 21 deste mês, inspirada no tema “Maria, Rainha dos Mártires, Senhora da Apresentação”, em alusão à recente canonização dos Protomártires do Brasil (os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e mais 27 companheiros).

A programação festiva em honra a Padroeira da Arquidiocese e da capital terá início no próximo sábado, 11. Neste dia, às 18h, ocorrerá uma procissão, partindo da antiga Catedral com destino a Catedral Metropolitana. No templo, será celebrada uma missa solene, presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Entre 12 e 20 de novembro, as atividades serão intensas tanto na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) quanto na Catedral Metropolitana de Natal.

No primeiro templo, às 5h, os fiéis serão convidados a participar do “Caminhando com Maria”, saindo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a antiga Catedral, que acolherá o público para a celebração de uma missa. Mais tarde, às 16h30, haverá recitação do Ofício de Nossa Senhora e cerimônia.

Já na Catedral Metropolitana, acontecerão celebrações eucarísticas às 8h, 11h e às 16 h.

Nos sábados, as missas estão marcadas para às 11h e às 16h30. E aos domingos, às 7h, 11h e às 19h.

Todos os dias, sempre às 19h, acontecerá a novena em memória de Nossa Senhora da Apresentação, seguida da parte sócio-cultural, com a realização de quermesse e apresentações artísticas e musicais, no pátio da Catedral.

Os festejos encerram-se no dia 21 de novembro, feriado no município de Natal. À meia noite, os potiguares participarão de um momento de fé e meditação durante a Vigília da Apresentação, na Pedra do Rosário, com a participação da Comunidade Shalom. Às 3h30, será feita a Procissão Fluvial.

Às 5h, ocorrerá uma missa na Pedra do Rosário, presidida pelo Padre José Freitas Campos, pároco da Paróquia de São Sebastião, no bairro Alecrim. E às 7h30, cerimônia solene na Matriz (antiga Catedral), presidida por Dom Matias Patrício de Macedo, Arcebispo Emérito de Natal.

Quando o relógio marcar 10h, os fiéis se dirigirão até a Catedral Metropolitana para acompanhar a Santa Missa, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha.

No período vespertino, às 16h, todos os potiguares acompanharão a tradicional Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Apresentação, partindo da igreja dedicada a Padroeira.

A Missa de encerramento da festividade deverá acontecer por volta das 18h e será presidida por Dom Jaime. E por fim, às 19h, os devotos marianos apreciarão um show pirotécnico em homenagem a Senhora da Apresentação.

Vale ressaltar que todo o novenário da festa será transmitido pela internet, através dos meios de comunicação da Arquidiocese de Natal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas