Gaudium news > Bispos emitem mensagem sobre os dois anos da tragédia em Mariana (MG)

Bispos emitem mensagem sobre os dois anos da tragédia em Mariana (MG)

Redação (Terça-feira, 07-11-2017, Gaudium Press) Os bispos das dioceses da Bacia do Rio Doce em Minas Gerais e no Espírito Santo emitiram no último dia 5 de outubro uma declaração sobre os dois anos do rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, município mineiro de Mariana.

Bispos emitem mensagem sobre os dois anos da tragédia em Mariana (MG).jpg

Naquele dia 5 de novembro de 2015, as populações da Bacia do Rio Doce sofreram com o rompimento da barragem de Fundão. A lama tóxica que destruiu algumas comunidades desalojou diversas pessoas, além de ter deixado alguns mortos.

Assinada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana, Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória, entre outros bispos, a mensagem afirma:

“Como pastores do Povo de Deus, atentos aos ‘sinais dos tempos’ e fiéis à nossa missão evangelizadora, queremos dirigir nossa palavra e nos solidarizar com os atingidos pela que provocou um prejuízo incalculável, que engloba aspectos ambientais, sociais e econômicos, envolve a vida de grande parte da população estabelecida nesta bacia hidrográfica e ultrapassa as localidades situadas às margens do Rio Doce”.

Ainda na carta, os prelados ressaltam que “ao mesmo tempo em que expressamos nossa solidariedade com os atingidos por essa grande tragédia, olhamos com preocupação para as próximas gerações. O futuro está comprometido! Diante dessa triste e desafiadora realidade, os órgãos governamentais e jurídicos façam valer a justiça social e ambiental; as empresas causadoras da tragédia assumam plenamente suas responsabilidades com o ressarcimento pelos prejuízos causados e a reconstrução da vida humana e do meio ambiente; as populações locais sejam vigilantes e solidárias, buscando sempre a união e participando ativamente nos movimentos eclesiais, sociais e populares comprometidos com a defesa dos direitos e a promoção da vida digna para todos”.

Como um apelo final, os bispos das dioceses da Bacia do Rio Doce pedem: “apoiem os atingidos pela tragédia do rompimento da barragem de Fundão para que tenham seus direitos respeitados, sua dignidade reconhecida, seus bens ressarcidos e seu protagonismo considerado na busca de soluções que atendam a seus legítimos interesses. Estimulem os que lutam em defesa da ‘casa comum’ para que não desanimem diante dos obstáculos e da prepotência dos grandes e poderosos. Ajudem a salvar o Rio Doce, com tudo o que ele significa para tanta gente em Minas Gerais e no Espírito Santo. Perseverem na luta a favor da vida e da esperança, na certeza de que ‘a paz é fruto da justiça’ (Is 32, 17)”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12 e CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas