Gaudium news > Devoção à Nossa Senhora de Guadalupe suscita grande interesse na Europa

Devoção à Nossa Senhora de Guadalupe suscita grande interesse na Europa

Roma – Itália (Terça-feira, 07-11-2017, Gaudium Press) Após um giro por várias Dioceses da Itália, o sacerdote mexicano e doutor em história Padre Eduardo Chávez, Presidente do Instituto de Estudos Guadalupanos, reportou ao jornal italiano ‘La Stampa’ sua satisfação ao ter sido testemunha do renovado interesse com o qual os fiéis buscam conhecer Nossa Senhora de Guadalupe e os fatos de suas aparições no México há 486 anos.

Devoção à Nossa Senhora de Guadalupe suscita grande interesse na Europa.jpg

“Estou admirado desta situação, ainda que não deveria me surpreender. Vi isto muitas vezes”, indicou o sacerdote à ‘La Stampa’, que reportou uma onda de devoção nos Estados Unidos, onde em regiões tão apartadas como o Alasca Nossa Senhora de Guadalupe demonstra ser um valioso instrumento de Nova Evangelização. “Não deveria surpreender-me”.

Após uma conferência em Apulia, o especialista foi requerido pelo Bispo local para retornar e dar uma palestra a todos os sacerdotes e seminaristas. Na França, pediram ao sacerdote participar de alguns retiros espirituais inspirados na mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Os dados sobre o contexto e o significado das aparições oferecem um novo panorama aos fiéis, que compreendem a transcendência de um dos principais acontecimentos da história da Igreja, chave para a evangelização do continente americano e a fundação do povo latino-americano.

O Padre Chávez expôs que os fiéis se surpreendem “quando lhes falo do contexto histórico, de como tratavam de matar até o Bispo (Juan de Zumárraga) os mesmos espanhóis. Como Ela interveio em um momento tão dramático não apenas para os indígenas, mas também para os missionários, é algo muito atual”. Os fatos, distantes no tempo, tem uma ressonância especial na atualidade. “Atualmente querem calar a voz dos pastores, os Bispos, e da Igreja quando se fala a favor da vida”, acrescentou. “Querem esmagar essa voz, no entanto Ela é a que vai adiante como padroeira da vida a partir do seio materno. Não é uma coisa do passado, está muito presente”.

Além da enorme importância da mensagem e os extraordinários frutos da mesma para a vida da Igreja, os mistérios científicos que rodeiam a veste de San Juan Diego sobre a qual ficou impressa misteriosamente a imagem de Nossa Senhora e cuja conservação pode ser qualificada como um milagre, “causam muito estupor” nos fiéis. “Não são inventos ou fantasias”, recordou o presbítero, que citou numerosos estudos que permitiram encontrar detalhes como a localização das estrelas no manto e sua correspondência com a localização real das mesmas no momento da aparição ou o reflexo microscópico nas pupilas da imagem impossível de realizar artisticamente e que retrata a revelação do milagre da veste ao Bispo Zumárraga.

Essas condições relacionam Nossa Senhora de Guadalupe com o Santo Sudário de Turim. “Alguém pode estar atraído pela parte científica do Sudário, mas através dele pode chegar a acreditar em Jesus ressuscitado, na vida de Jesus”, comentou o sacerdote. “Passa algo similar com Nossa Senhora de Guadalupe: do manto, dos olhos, as estrelas, passa a ver a Mãe de Deus que deu esse sim e graças a ela temos Nosso Senhor”. O Padre Chávez antecipou que a medida que melhorem as diversas técnicas científicas, a imagem revelará ainda outras características desconhecidas. “Enquanto a ciência continuar desenvolvendo-se não cabe dúvida que teremos muitas surpresas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas