Gaudium news > Projeto de lei pode declarar Nossa Senhora como padroeira de cidade peruana

Projeto de lei pode declarar Nossa Senhora como padroeira de cidade peruana

Peru – La Libertad (Quarta-feira, 08-11-2017, Gaudium Press) Um projeto de lei no Peru propõem declarar Nossa Senhora da Porta de Otuzco como padroeira da religiosidade e da Fé Católica na região de ‘La Libertad’, localizada ao norte do país. Caso seja aprovado, o patrocínio da Santíssima Virgem sobre esta região peruana seria reconhecido pelo Estado, uma vez que a Igreja local já o reconhece em um culto que se remonta ao século XVII.

Projeto de lei pode declarar Nossa Senhora como padroeira de cidade peruana.jpg

Para o promotor da iniciativa legal, o congressista Luis Yika, a invocação da Imaculada Virgem da Porta de Otuzco “é a mostra de Fé mais importante da região e porque não dizer, de todo o norte do país”. A lei simplesmente reconheceria um fato que se registra objetivamente, que é a importância da devoção à Santíssima Virgem sob essa invocação, mas para o legislador contribuiria para fomentar o fervor popular e os costumes religiosos, além de “reforçar a identidade histórica, religiosa e cultural de nossa região”.

“Nestes tempos difíceis, é necessário promover a construção de uma sociedade que se edifique sobre a base de valores cristãos”, expressou o legislador. “É o que necessitamos para enfrentar a uma sociedade que muitas vezes dá as coisas ao sentido do bem e este projeto de lei é uma contribuição para cimentar os valores em nossa sociedade”. Apesar de poder encontrar rejeição de grupos laicistas, o projeto conta com os antecedentes da declaração do Senhor de Luren como “Padroeiro da Espiritualidade Religiosa Católica de Ica” e do Senhor dos Milagres como “Padroeiro do Peru” em 2016 e 2010, respectivamente. “O Estado não está alheio a estas mostras de Fé. Pelo contrário, as reconhece como símbolo da religiosidade e o fervor popular”, assegurou.

A declaração também é promovida como um obséquio ao Papa Francisco em sua próxima visita ao Peru, ocasião na qual venerará a imagem da Santíssima Virgem da Porta. Para alcançar este fim, o projeto deveria ser aprovado tanto pelo Congresso como pelo Poder Executivo antes do dia 18 de janeiro de 2018, início da terceira visita apostólica de um Pontífice ao país sul-americano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas