Gaudium news > “Igreja em saída” a serviço do Reino de Deus inspira o Ano do Laicato no Brasil

“Igreja em saída” a serviço do Reino de Deus inspira o Ano do Laicato no Brasil

Redação (Quarta-feira, 08-11-2017, Gaudium Press) A Igreja no Brasil prepara-se para comemorar a abertura do Ano do Laicato no próximo dia 26 de novembro. Inspirado no tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e no lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, a iniciativa, conforme o Papa Francisco, deseja fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na igreja”.

Igreja em saída a serviço do Reino de Deus inspira o Ano do Laicato no Brasil.jpg

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen, “o Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”.

A expectativa do bispo é de que no Ano do Laicato, a partir de cada reflexão, os leigos possam ouvir Jesus Cristo os chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa. “Vamos todos, através da oração e meditação da Palavra de Deus, de olhos abertos para a realidade onde vivemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor”.

Para o bom êxito da iniciativa, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, ressaltou que é preciso, em primeiro lugar, a abertura do coração, assim como a presença e a participação de todos.

“É participando que a gente vai adquirir conhecimentos, experiências, vai entender melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”, disse Laudelino.

Entre os subsídios criados para vivenciar a proposta do Ano do Laicato, a Comissão Especial para a iniciativa preparou algumas orientações metodológicas, sendo algumas delas direcionadas aos grupos de reflexões, além de propostas de celebração e roteiros para as comunidades.

Além disso, a Comissão disponibilizou o cartaz oficial do Ano do Laicato e banners. Os materiais podem ser adquiridos no site da editora Edições CNBB. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas